25 de novembro de 2019

Conferência de Imprensa do exercício “ORION19” no Campo Militar de Santa Margarida

(Exército)​No âmbito do exercício “ORION19", que decorre até sexta feira nas áreas de Abrantes, Constância e Vendas Novas, foi apresentado hoje pelo Comandante da Brigada de Intervenção e Director do Exercício, Brigadeiro-General Matos Alves, no Campo Militar de Santa Margarida, as linhas de actuação das diferentes tipologias de Forças.

A montagem de bases militares nas povoações, a realização de fogos reais, a integração dos veículos aéreos não tripulados, assim como os dias abertos à comunidade estudantil em Vendas Novas e em Santa Margarida foram os destaques apresentados, numa conferência de imprensa que contou com a presença de diversas entidades militares e civis.

O exercício da serie ORION é planeado e executado anualmente pelo Exército e tem como objectivo principal planear e executar operações de resposta a crises, centradas na componente terrestre, em ambiente operacional de cariz conjunto e combinado, associados com compromissos internacionais da NATO, Nações Unidas e União Europeia.

Na edição de 2019 estão empenhadas 180 viaturas e cerca de 1 300 militares, nomeadamente das Forças dos países aliados de Espanha, Estados Unidos da América, Roménia e Lituânia, bem como observadores do Brasil, Espanha, França e Grécia, contribuindo para o aperfeiçoamento da interoperabilidade e desenvolvimento de sinergias no âmbito da partilha do esforço de Defesa e Segurança das Organizações Internacionais da NATO e União Europeia.

Na conferência de imprensa, o Brigadeiro-General Matos Alves realçou a interoperabilidade de actuação em Santa Margarida, onde cerca de 1 050 militares, dos quais 133 Espanhóis, 33 Lituanos, 32 Norte-americanos e 30 Romenos, actuam sob um enquadramento doutrinário que potencie essa mesma interoperabilidade, seguindo os padrões da NATO. A título de exemplo, destacou a demonstração de fogos reais que decorrerá na próxima sexta feira e que integra os vários sistemas de armas e todas as Unidades nacionais e internacionais envolvidas.

Na região de Santa Margarida, as forças ocupam bases no Tramagal, Bemposta e Água Travessa, estando empenhados um total de 143 viaturas das quais 58 viaturas blindadas e 9 Carros de Combate.

O Comandante da Brigada de Intervenção realçou, ainda, a actuação em Vendas Novas, a cerca de 80 km de Santa Margarida, onde num contexto de emprego de Forças Nacionais, decorre o treino da Componente Terrestre da Força de Reacção Rápida. O cenário treino consiste numa operação de reforço a uma Força Nacional Destacada, num Teatro de Operações cuja situação securitária se degradou severamente e Portugal reforçará essa Força para lidar com tal situação e no sentido de contribuir para a extracção de militares nacionais isolados.

Esta Força já está a treinar com o novo armamento do Exército, constituído pelas espingardas automática SCAR-L e SCAR-H, pistola Glock e pelas metralhadoras ligeira e média, FN Minimi 5.56 Mk3 e FN Minimi 7.62 Mk3, respectivamente.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Mensagens consideradas difamatórias ou que não se coadunem com os objectivos do blogue Defesa Nacional serão removidas.