15 de setembro de 2020

Submarinistas treinam abandono de submarino pela primeira vez na Base Naval de Lisboa


(MGP)O submarino Tridente irá assentar no fundo da Base Naval de Lisboa, no Alfeite, na próxima quinta-feira, dia 17 de Setembro, de onde oito militares, submarinistas, treinados e clinicamente examinados irão abandonar, um por um, o interior do submarino até à superfície, este será o primeiro exercício nacional da série ESCAPEX, realizado pela Marinha.

Este exercício enquadra-se no risco associado à operação dos submarinos, além do treino rigoroso das guarnições e da sua manutenção técnica cuidada. Os países que operam submarinos realizam treinos de busca de submarinos acidentados e de resgate e salvamento dos seus militares.


A operação de submarinos é por si só uma actividade de elevado risco por se efectuar num meio hostil onde está sempre presente o maior dos perigos que é a pressão hidrostática. A história recente demonstrou-nos que esse perigo é real, como atestam os casos dos malogrados submarinos Kursk e San Juan em que faleceram todos os membros das suas guarnições.

O NRP Tridente irá assentar no fundo na bacia de manobra da Base e assim, em ambiente real e controlado, e reunidas todas as condições de segurança e médicas, os oito militares treinados e clinicamente examinados abandonam um por um o interior do submarino até à superfície.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Mensagens consideradas difamatórias ou que não se coadunem com os objectivos do blogue Defesa Nacional serão removidas.