29 de março de 2021

9.ª Força Nacional Destacada para a República Centro-Africana realizou o Exercício BANGUI 211


(Exército)O exercício decorreu de 22 a 26 de Março, na região de Estremoz, e marcou o final do aprontamento da 9.ª Força Nacional Destacada para o Teatro de Operações (TO) da República Centro-Africana (9FND/RCA).

Esta Força, que irá constituir-se como a próxima Força de Reação Rápida da Missão Multidimensional Integrada das Nações Unidas para a RCA (MINUSCA), foi testada num cenário que procurou recriar o ambiente existente no TO, possibilitando a validação da sua prontidão para o combate, ao nível do planeamento, controlo e execução das tarefas no âmbito da missão.

A 9FND/RCA é composta por 180 militares, maioritariamente do 1.º Batalhão de Infantaria Paraquedista, que se encontra sediado no Regimento de Infantaria N.º 15, em Tomar. Fazem igualmente parte da Força militares de outras Unidades do Exército Português, que reforçam a sua capacidade operacional, e três militares da Força Aérea Portuguesa, que constituem uma Equipa de Controlo Aéreo Tático.

Das capacidades diferenciadoras provenientes de outras Unidades do Exército, destacam-se as valências na área da Engenharia, do Apoio Sanitário, das Comunicações, da Alimentação, da Manutenção e das Viaturas Blindadas de Rodas PANDUR II.

No decorrer do Exercício BANGUI 211, a Força foi certificada como "Combat Ready" pela equipa da Inspeção-Geral do Exercito que realizou a avaliação nos dias 23, 24 e 25 de março, através uma "Combat Readiness Evaluation"(CREVAL).

Durante o Exercício, o Regimento de Cavalaria N.º 3 constitui-se como "Main Operating Base", simulando o Campo M´POKO, em Bangui.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Mensagens consideradas difamatórias ou que não se coadunem com os objectivos do blogue Defesa Nacional serão removidas.