2 de março de 2021

NRP Setúbal parte para missão no Golfo da Guiné


(MGP)O navio patrulha oceânico NRP Setúbal largou hoje da Base Naval de Lisboa com destino ao Golfo da Guiné onde irá realizar uma missão de cooperação bilateral, desenvolvendo ações de colaboração no âmbito do projeto piloto das Presenças Marítimas Coordenadas no Golfo da Guiné até 30 de maio.

​A missão, denominada Mar Aberto, contextualiza-se na cooperação técnico militar, com os países da Comunidade dos Países da Língua Portuguesa (CPLP), materializando parte dos acordos de cooperação de defesa e fiscalização, de vigilância conjunta, segurança marítima e atividades científicas.

Neste âmbito, o navio irá prestar apoio às atividades de Cooperação no Domínio da Defesa, designadamente em Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau e São Tomé e Príncipe. Durante a permanência no Golfo da Guiné está previsto o embarque de equipas de fiscalização de Cabo Verde e de São Tomé e Príncipe por forma a realizar ações de vigilância e fiscalização marítima no quadro dos Tratados vigentes de fiscalização conjunta.

Durante a presente missão, o NRP Setúbal irá ainda participar no exercício OBANGAME EXPRESS, organizado pelos Estados Unidos da América, que visa estimular e incrementar a cooperação regional e partilha de informação entre os diversos centros de comando e controlo de operações marítimas no Golfo da Guiné e promover o intercâmbio de conhecimento na área do domínio marítimo, assim como a interoperabilidade entre todas as forças e unidades navais.

​O NRP Setúbal é comandado pelo capitão-de-fragata Artur Dias Marques e possui uma guarnição de 58 militares, onde se inclui uma equipa de abordagem, uma equipa de mergulhadores, um oficial médico naval e ainda um aspirante a oficial da Escola Naval em estágio.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Mensagens consideradas difamatórias ou que não se coadunem com os objectivos do blogue Defesa Nacional serão removidas.