4 de maio de 2021

Destacamento de Mergulhadores Sapadores Nº3 participam em exercício internacional

(MGP)Seis mergulhadores da Marinha Portuguesa estão a participar no exercício Spanish Minex 21 (SPMINEX21), integrados na Força Marítima Europeia (EUROMARFOR), que decorre até ao próximo dia 09 de maio. Desde o dia 26 de abril já realizaram 22 mergulhos para identificação e inativação de minas marítimas.

O SPMINEX21 tem como principal objetivo treinar os Comandos e as Unidades na Guerra de Minas e conta com a participação de Unidades Navais, Mergulhadores e Unidades de Deteção Remota, da Bélgica, EUA, Espanha, França, Grécia, Itália, Portugal e Turquia.

O Destacamento de Mergulhadores Sapadores Nº3 (DMS3) tem empenhada, neste exercício, uma equipa de seis militares com as valências de inativação de engenhos explosivos submarinos (UWEOD) e deteção remota através de um veículo submarino autónomo (AUV) e é empenhada, juntamente com mergulhadores dos EUA, Espanhóis e uma equipa de AUV Belga, em profundidades mais baixas, onde os navios caça-minas não conseguem operar.

Durante a primeira semana do exercício a equipa do DMS3 efetuou mais de 20 horas de operação com o AUV para deteção e 22 mergulhos para identificação e inativação de minas marítimas.​

Sem comentários:

Enviar um comentário

Mensagens consideradas difamatórias ou que não se coadunem com os objectivos do blogue Defesa Nacional serão removidas.