O navio-escola Sagres termina sábado (dia 22) a viagem de instrução dos cadetes do 2º ano da Escola Naval. Esta missão, que começou dia 30 de Maio, envolveu treino, visita às Comunidades Portuguesas e apoio à Politica Externa do Estado em que se destaca o regresso, após um interregno de dois anos, aos eventos da Sail Training International - Tall Ships Atlantic Challenge 2009.Nesta viagem mais de 60 mil pessoas visitaram o navio-escola português, que praticou cinco portos.
A Viagem de Instrução teve como primeiro destino o porto de Hamilton, capital das Bermudas (20 a 24 de Junho), seguindo-se os portos de Nova Iorque (29 de Junho a 5 de Julho) e Boston (7 a 13 de Julho) nos Estados Unidos.Em Nova Iorque e em Boston o navio visitou e estreitou relações com a Comunidade Portuguesa local, sendo de destacar a presença da “Sagres” nas comemorações do Dia da Independência dos Estados Unidos da América (4 de Julho) em Nova Iorque e a oportunidade de se ter comemorado a bordo o Dia Nacional de Portugal nas Nações Unidas com a presença da maioria das representações.
Em Boston, o navio integrou o evento Tall Ships Atlantic Challenge 2009, em que, conjuntamente com outros Grandes Veleiros, participou num leque de actividades culturais, lúdicas e desportivas destinadas ao publico em geral e às guarnições dos navios participantes que estiveram abertos ao público. O N.R.P. “Sagres”, em companhia com os restantes navios, visitou ainda o porto de Halifax – Canadá (15 a 20 de Julho), navegando depois em regata até Belfast – Reino Unido, porto onde esteve presente entre os dias 10 e 16 de Agosto.
Os cadetes do Curso “D. Rodrigo de Sousa Coutinho”, embarcados no NRP Sagres, têm tido oportunidade de colocar em prática e consolidar os conhecimentos técnicos adquiridos ao longo do ano lectivo na Escola Naval, com especial ênfase na área da Navegação.A “Sagres” é comandada pelo Capitão-de-Fragata Luís Pedro Pinto Proença Mendes e conta para esta missão com uma guarnição de 191 militares, incluindo 60 marinheiros em regime de contrato e 35 cadetes da Escola Naval. A bordo encontram-se ainda 10 cadetes e oficiais de marinhas estrangeiras (Estados Unidos da América, Alemanha, Canadá, África do Sul, França, Rússia, Moçambique, Tunísia, Brasil e Angola) que aceitaram o convite para participar nesta aventura.
O NAVIO-ESCOLA “Sagres” é um veleiro com 90 metros de comprimento, com 3 mastros e armação em barca, construída nos estaleiros navais Blohm & Voss, na Alemanha, em 1937 e navega há 47 anos com a missão principal de assegurar a formação marinheira dos futuros oficiais da Marinha Portuguesa, complementando as componentes técnica e académica ministradas na Escola Naval e a de representação da Marinha e do país no estrangeiro, desempenhando o papel de embaixada itinerante de Portugal. (Marinha Portuguesa)
Saiba mais sobre esta e outras viagens em http://sagres.marinha.pt/
Sem comentários:
Enviar um comentário
Mensagens consideradas difamatórias ou que não se coadunem com os objectivos do blogue Defesa Nacional serão removidas.