30 de setembro de 2009

Cerimónia de entrega das espadas aos novos oficiais da GNR

Os oficiais recentemente formados na Academia Militar recebem, no dia 2 de Outubro, numa cerimónia a ter lugar nas ruínas do Convento do Carmo, pelas 10:00 horas, a espada que assinala a sua entrada no quadro permanente da Guarda Nacional Republicana.

A entrega da espada é um acto de grande significado simbólico, através do qual se entrega ao oficial o símbolo de comando, actividade que a partir desse momento passará a poder exercer. O ingresso na categoria de oficial do quadro permanente da GNR tem como base a formação ministrada na Academia Militar (AM), estabelecimento de ensino superior universitário, especialidade da Guarda Nacional Republicana, ramo Armas e Serviços de Administração Militar e Saúde.

Para os oficiais das Armas e Serviço de Administração Militar, o curso tem a duração de cinco anos, quatro anos lectivos na AM e o quinto, designado Tirocínio para Oficiais, na Escola Prática da Guarda.

Para os oficiais do Serviço de Saúde o curso tem a duração de sete anos, sendo o primeiro ano lectivo leccionado na AM, os seguintes cinco anos curriculares na Faculdade de Medicina e o último ano, designado por Tirocínio para Oficiais, constituído por um estágio na área da especialidade.

A cerimónia será presidida pelo Comandante-Geral da GNR, tenente – general Nelson dos Santos.(G.N.R)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Mensagens consideradas difamatórias ou que não se coadunem com os objectivos do blogue Defesa Nacional serão removidas.