16 de setembro de 2009

Registo de Patente de Invenção "Sistema Integrado de Avaliação da Estabilidade de Navios em Tempo Real"

O Capitão-de-fragata (CFR), da classe de Engenheiros Maquinistas Navais, José Américo registou, no passado mês de Agosto, uma Patente de Invenção intitulada de “Sistema Integrado de Avaliação da Estabilidade de Navios em Tempo Real” para aplicação a qualquer tipo de navio com monocasco convencional.

Esta Patente de Invenção destina-se à obtenção, em tempo real, da condição de estabilidade estática e dinâmica, intacta e em avaria, em função da carga (sólida e líquida) do navio, e dos efeitos exteriores do vento e da ondulação marítima.

O referido sistema tem a capacidade de prever a condição de estabilidade geral, a reserva da estabilidade no porto e a navegar, e os esforços de flexão e de torção no casco, tornando-se assim numa importante ferramenta de apoio à decisão.

Sistema Integrado de Avaliação da Estabilidade de Navios em Tempo Real

O Sistema Integrado de Avaliação da Estabilidade de Navios em Tempo Real destina-se a ser aplicado a qualquer tipo de navio com monocasco convencional, através da integração de informação existente na documentação sobre a estabilidade intacta e estática inicial do navio, nomeadamente a informação constante nas curvas hidrostáticas e nas curvas de estabilidade iniciais, para diversas condições de carga, e informação sobre a compartimentação do navio, com a informação recebida do odómetro e do anemómetro do navio e de sensores adequados para a medição de oscilações e de distâncias (com a mesma base de tempo), de modo a obter-se a condição de estabilidade em função da sua condição de carga (sólida e líquida), e dos efeitos exteriores do vento e da ondulação marítima, e posterior comparação com os critérios de estabilidade em vigor para cada tipo de navio; bem como prever a condição de estabilidade geral e a reserva da estabilidade no porto e a navegar (consoante as condições climatéricas), tornando-se assim numa ferramenta de apoio á decisão de modo a salvaguardar a integridade física de bens e de pessoas.

Este sistema permite ainda, em caso de avaria por deslocamento de carga a bordo, e/ou alagamentos e/ou rombos no casco, quantificar o(s) efeito(s) na estabilidade do navio, e sugerir medidas correctivas com vista ao menor risco para a segurança a navegar, através da operação e utilização dos tanques de lastro e informação das velocidades e rumos menos nefastos para o navio.

Este sistema permite também a verificação expedita do alquebramento (flexão) do navio no porto e a navegar. (Marinha Portuguesa)

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