A fragata portuguesa «Álvares Cabral» está «em trânsito» para regressar à Somália para uma nova missão de combate à pirataria. Fonte do Estado-Maio Geral das Forças Armadas (EMGFA), citada pela Agência Lusa, adiantou que a fragata «Álvares Cabral», que integra a Standing NATO Maritime Group 1 (SNMG1) vai participar na Operação «Ocean Shield», da NATO, entre 09 de Novembro deste ano e 25 de Janeiro de 2010.
A SNMG1, comandada por Portugal até Janeiro de 2010, esteve na costa da Somália durante o primeiro semestre deste ano, tendo passado os últimos meses em operações no mar Mediterrâneo. Os militares da Marinha Portuguesa voltam agora a uma das zonas do planeta com maior tráfego marítimo e onde se têm verificado um grande número de ataques pirata a cargueiros e petroleiros.
A par da missão de combate à pirataria da NATO, junto à costa somali decorre há vários meses a Operação «Atalanta», da União Europeia, e também a missão de uma força naval multinacional, constituída por países como o Japão e a Índia.
A «Álvares Cabral» e a «Côrte-Real» foram as duas fragatas da Marinha Portuguesa que já estiveram a liderar a força da Aliança Atlântica no combate à pirataria naquela zona do Índico. (TVI)
Sem comentários:
Enviar um comentário
Mensagens consideradas difamatórias ou que não se coadunem com os objectivos do blogue Defesa Nacional serão removidas.