O Exército Português comemora o seu dia festivo a 24 de Outubro, data em que se celebra a tomada de Lisboa, em 1147, pelas tropas de D. Afonso Henriques, Patrono do Exército.
Para assinalar data tão marcante, o Exército Português realizou, no período de 21 a 25 de Outubro, um conjunto de actividades comemorativas, que se desenvolveram no Continente e Regiões Autónomas, com incidência na Cidade de Braga.
Com a realização destas actividades, o Exército Português pretendeu divulgar o seu espírito e as suas capacidades e valências, junto da população em geral. Desta forma, foram promovidas iniciativas de natureza militar, cultural, desportiva e recreativa, orientadas pelos princípios da elevação, dignidade, profissionalismo e tradição, que são timbre do Exército Português.
Do vasto programa de actividades realizadas, destacaram-se:
Em Coimbra:
- A cerimónia de Evocação e Homenagem a D. Afonso Henriques, na Igreja de Santa Cruz, no dia 24 de Outubro.
Em Braga:
- Uma Exposição de Pintura, na Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva, alusiva ao tema “O Exército e as Artes”, entre 19 e 25 de Outubro;
- Uma Exposição de Materiais/Equipamentos e Pólos de Excelência, na Avenida Central, no período de 21 a 25 de Outubro;
- Jornadas Académicas, decorrentes de uma parceria entre a Academia Militar com a Universidade do Minho, no dia 23 de Outubro, subordinadas ao tema “Guerra da Informação”;
- Demonstração de Actividades, na Avenida Central, dia 24 de Outubro, que incluiu a Participação da Associação Napoleónica Portuguesa (ANP), a Banda Militar do Porto, uma Demonstração Gímnica, Cinotecnia, uma Força Auto-Comandada, Mesa Alemã, e uma Demonstração Operacional;
- Um Concerto da Banda Sinfónica do Exército e Quarteto de Cordas “Corvos”, no Theatro Circo, dia 24 de Outubro;
- A celebração de uma Missa de Acção de Graças e Sufrágio, na Sé Catedral de Braga, no dia 25 de Outubro;
- Uma Parada Militar, com desfile na Avenida da Liberdade, no dia 25 de Outubro pelas 12h00, que contou com cerca 2000 militares, assim como 120 viaturas de combate, apoio de combate, apoio de serviços e de valência “dual”, com características vocacionadas para as missões de interesse público.
Salienta-se a maciça adesão popular durante todas as actividades e eventos anteriormente descritos, que culminou com a assistência de largos milhares de espectadores durante a parada militar, na Avenida da Liberdade.
A cerimónia militar foi presidida por S.Exa. o General Chefe do Estado-Maior do Exército, contando com a presença de Altas Entidades civis e militares. (Exército)
Sem comentários:
Enviar um comentário
Mensagens consideradas difamatórias ou que não se coadunem com os objectivos do blogue Defesa Nacional serão removidas.