21 de outubro de 2009

Centro de Divulgação da Defesa Nacional inaugurado na BA5 de Monte Real

Mais de cinco mil jovens são esperados nos próximos meses no Centro de Divulgação da Defesa Nacional da Base Aérea número 5 (BA5) de Monte Real, que foi inaugurado na segunda-feira.Carlos Tia, comandante do Pessoal da Força Aérea Portuguesa (FAP) adiantou à agência Lusa que os cerca de cinco mil jovens, que deverão passar pelo centro de divulgação entre Novembro e Fevereiro, vão receber informações sobre as Forças Armadas:

"Temos de dar a conhecer aos nossos jovens o que são as forças armadas. Não vamos aliciá-los ou recrutá-los", disse o tenente-general. O comandante do Pessoal da FAP explicou que o Centro de Divulgação da Defesa Nacional tem como objectivo "melhorar a consciência cívica" dos jovens.O centro vai funcionar, este ano, entre 17 de Novembro e 8 de Fevereiro.

"Durante estes meses esperamos receber cerca de cinco mil jovens, 120 por dia", anunciou Carlos Tia.A partir de 2010/11 passará a ser obrigatório a todos os jovens passar um dia nestes centros, aquando da comemoração do Dia da Defesa Nacional. Este ano, as mulheres ainda não são obrigadas, mas em Monte Real são esperadas 888 mulheres. Durante um dia, os jovens assistirão a um briefing que lhes irá transmitir "valores" e "aumentar a coesão nacional", afirma Carlos Tia.

"Vamos dizer-lhes o que são as forças armadas e qual o papel que desempenham no país", disse.O tenente-coronel afirmou que os jovens desconhecem o que é possível fazer nas forças armadas e os "incentivos" que têm quando saem para a sociedade civil. Depois do briefing, será organizada uma visita à base.Apesar de sublinhar que a iniciativa não é para recrutar novos elementos, Carlos Tia admitiu que a passagem pela base possa "influenciar" os jovens e ingressar numa carreira militar.Este é o terceiro centro da Força Aérea, que tem dois espaços semelhantes, na base das Lajes e em Ovar.

Na próxima sexta-feira será empossado um novo comandante na Base Aérea de Monte Real.O coronel piloto aviador Eurico Craveiro, assessor militar do Presidente da República, que foi condecorado com o grau de Grande Oficial da Ordem Militar de Aviz, vai substituir o coronel piloto aviador Joaquim Borrego. (Diário de Leiria)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Mensagens consideradas difamatórias ou que não se coadunem com os objectivos do blogue Defesa Nacional serão removidas.