Decorreu entre 08 e 16 de Outubro, o principal exercício anual do Exército “ORION 09”, cuja responsabilidade de planeamento, comando, controlo e execução coube ao Comando Operacional e que teve por finalidade testar as capacidades da Componente Operacional do Sistema de Forças Nacional - Exército (SFN-E), no âmbito de uma Operação de Resposta a Crises (CRO).
Para este ano foi determinado que as Forças do Exército fossem testadas na execução de operações militares em todo o espectro da conflitualidade actual.
O exercício decorreu na modalidade CPX/LIVEX, tendo a Brigada de Intervenção, Brigada Mecanizada e Brigada de Reacção Rápida, colocado forças no terreno nas regiões da Figueira da Foz, Santa Margarida e Tancos, respectivamente.
Este ano foi decidido alargar o âmbito do exercício a todas as Unidades, Estabelecimentos e Órgãos do Exército (UEO), com a finalidade de treinar e testar o Estado de Prontidão Militar pela alteração dos Estados de Segurança. Neste exercício estiveram envolvidos cerca de 2300 militares, 320 viaturas e vários meios aéreos. Durante a implementação do Estado de Alerta DELTA, estiveram envolvidos cerca de 16500 militares e 1700 viaturas.
Aproveitando a realização deste exercício, foram testadas com sucesso, as novas funcionalidades de Comunicações e Sistemas de Informação do Centro de Operações Terrestres do Comando Operacional. (Exército)
Sem comentários:
Enviar um comentário
Mensagens consideradas difamatórias ou que não se coadunem com os objectivos do blogue Defesa Nacional serão removidas.