19 de outubro de 2009

Inauguração de Monumento Aos Combatentes em A-do-Barbas

O Núcleo de Leiria da Liga dos Combatentes, com o apoio de uma Comissão de Combatentes Residentes e o Presidente da Junta de Freguesia de Maceira promoveram a inauguração de um significativo Monumento. A concepção e construção do Monumento permitiu a inscrição de todos os nomes de cidadãos do lugar de A-do-Barbas, que serviram as Forças Armadas na Primeira Grande Guerra e na Guerra do Ultramar.

Presente o Presidente da Câmara de Leiria em exercício, o Governador Civil de Leiria, o Presidente da Junta de Freguesia de Maceira, o Comandante do Regimento de Artilharia Ligeira 4, entidades militares, religiosas, civis e muita população.
As cerimónias iniciaram-se com uma missa em sufrágio dos Combatentes mortos. Em seguida, numa praça do centro da Vila foi descerrado o Monumento. Após uma força do RAL4 ter prestado honras militares. Foram colocadas duas coroas de flores e feitos os Toques de Honra aos Mortos e Alvorada.
Tomou a palavra o presidente da Comissão de Residentes e presidente do Núcleo da Marinha Grande, Sr. José de Jesus Sousa, a que se seguiu uma intervenção do Presidente do Núcleo de Leiria, Tenente-coronel Mário João Ley Garcia.

Encerrou as cerimónias o Presidente da Direcção Central da Liga dos Combatentes, Tenente-general Chito Rodrigues, que num improviso enalteceu o evento que acabou de ter lugar, a posição dos Combatentes na sociedade e o apoio que a população lhes tributa.(L.C)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Mensagens consideradas difamatórias ou que não se coadunem com os objectivos do blogue Defesa Nacional serão removidas.