O Grupo de Intervenção Cinotécnico (GIC) da Unidade de Intervenção da GNR tem ao seu serviço, desde Janeiro de 2004, um cão para detecção de policarbonato.
O Retrivier do Labrador, de seu nome Ruca, nasceu a 01 de Outubro de 2002 e ingressou GIC em Janeiro de 2004. Nessa altura Ruca foi treinado para detectar estupefacientes, actividade que desenvolveu até Dezembro de 2007, participando ainda em diversas operações.
O combate á pirataria, aliado sobretudo à forma de dissimulação destes produtos ilegais e ao aumento do número de apreensões de CD e DVD realizadas pela Guarda (mais de 85 000 só no ano transacto), levou o GIC a treinar e a especializar o Ruca no combate a este tipo de ilícito.
Ruca está treinado para detectar o odor do policarbonato, substância presente nos CD e DVD e participa em operações efectuadas pela GNR em locais onde habitualmente são encontrados esses produtos pirateados (feiras, laboratórios ilegais, armazéns).
Esta valência, que é uma mais-valia para a GNR e para todas as entidades que, diariamente, combatem esta realidade, tem suscitado a curiosidade em diversos órgãos de comunicação social nacionais e estrangeiros.(GNR)
Sem comentários:
Enviar um comentário
Mensagens consideradas difamatórias ou que não se coadunem com os objectivos do blogue Defesa Nacional serão removidas.