5 de fevereiro de 2010

Força Aérea realiza com sucesso o Real Thaw 10

Terminou no dia 4 de Fevereiro o Exercício Real Thaw 10 (RT10) iniciado a 25 de Janeiro, cujas missões se desenvolveram abrangendo as zonas de Monte Real, Covilhã, Seia e Beja.

Este Exercício, organizado pela Força Aérea Portuguesa, contou com a participação de cerca de 1000 militares e 50 aeronaves, de diferentes nacionalidades.

No sentido de se obter um ambiente operacional multinacional e combinado, semelhante ao das actuais operações militares internacionais, foram convidadas a participar no RT10 forças terrestres e aéreas de diversos países.

No plano nacional estiveram envolvidas as aeronaves F-16M, C-295, ALOUETTE III, C-130 e EH-101 e, em terra, a Unidade de Protecção da Força, os Controladores Aéreos Avançados e militares do Exército Português, da Equipa de Operações Especiais, Pára-quedistas e Saltadores Operacionais de Grande Altitude, para além de um vasto número de militares de apoio nas áreas das Informações, Operações, Relações Públicas, Audiovisuais, Apoio Médico, etc.

Quanto ao plano internacional, o exercício contou com F-16M dinamarqueses e belgas, F-18 espanhóis, E-3A AWACS da NATO, Controladores Aéreos Tácticos dos EUA, Dinamarca e Lituânia, estes últimos em formação, integrados na equipa dinamarquesa.

No total foram efectuadas cerca de 300 descolagens, tendo sido realizadas, aproximadamente, 350 horas de voo.

O balanço do maior exercício realizado pela Força Aérea Portuguesa, foi positivo, as expectativas largamente superadas e foi, como determinado para objectivo do RT10, facultado treino, ao nível táctico, a todas as forças participantes, simulando cenários de operações que se apresentam também no real panorama actual.

Termina assim a edição de 2010 do Exercício Real Thaw, com mais um passo dado na continua preparação da Força Aérea Portuguesa para a pronta resposta a qualquer solicitação.(FAP)

» Vídeo "Apoio Aéreo Próximo-(CAS)"

Sem comentários:

Enviar um comentário

Mensagens consideradas difamatórias ou que não se coadunem com os objectivos do blogue Defesa Nacional serão removidas.