27 de março de 2010

Cadetes da Escola Naval participam no exercício "TRÓIA 2010"

A Escola Naval no âmbito do seu Plano Anual de Actividades Escolares, e inserido nas actividades de aplicação militar-naval, irá realizar, de 29 a 31 de Março, o exercício “Tróia 2010” na península de Tróia, entre Melides e o Ponto de Apoio Naval de Tróia.

O exercício inicia-se no dia 29 de Março às 0800h, com a realização de tiro com armamento portátil no Campo de Tiro de Pinheiro da Cruz, e com provas de orientação, perícia e progressão em patrulha de reconhecimento no terreno entre Pinheiro da Cruz e Sobreiras Altas. No dia 30 de Março, irá realizar-se uma prova em botes pneumáticos militares com recurso a remos, num percurso fluvial com cerca de 12,5 km entre a Murta e o Centro de Medições Magnéticas, seguindo-se um desembarque anfíbio, na área do Ponto de Apoio Naval de Tróia, com progressão por companhias, englobando natação utilitária. O desembarque anfíbio será realizado com a colaboração de uma lancha de desembarque disponibilizada pelo Comando Naval.

O exercício termina no dia 31 de Março com uma prova de marcha militar na areia, entre a praia da Comporta e a praia do Pego (Carvalhal).

O presente exercício permitirá aos cadetes desenvolverem e treinarem capacidades de liderança, sentido de camaradagem, espírito de corpo e coragem física e moral, em torno de diferentes objectivos e dificuldades que se pretendem ser suplantadas de forma sucessiva e continuada. Um exercício desta natureza traz dificuldades e tarefas que cimentam as qualidades de chefia e capacidade de liderança que tão importantes são no desenvolvimento da carreira e acção permanente de um oficial da Marinha.

Este exercício envolverá cerca de 210 cadetes, entre cadetes do 1º, 2º, 3º e 4º anos e alunos do CFOST, e tem como objectivos proporcionar aos cadetes a prática dos conhecimentos adquiridos durante as instruções de formação marinheira, de comportamento organizacional, organização e instrução militar. Participam neste evento alunos convidados dos Estabelecimentos de Ensino Superior Militares, nomeadamente da Academia Militar, Academia da Força Aérea e Instituto Superior de Ciências Policiais e Segurança Interna, e dois cadetes da École Navale Française. O total de participantes no evento ronda as 260 pessoas, entre cadetes, alunos convidados e organização.

O exercício é enquadrado por cerca de 50 militares que acompanharão as actividades dos cadetes de dia 29 a 31 de Março. Os botes pneumáticos são disponibilizados pelo Corpo de Fuzileiros da Marinha, que conjuntamente com uma equipa de Mergulhadores da Armada, ambos do Comando Naval, assegurarão a segurança do evento.

O evento conta com o apoio e facilidades de várias entidades de relevo no concelho, principalmente a Direcção do Estabelecimento Prisional de Pinheiro da Cruz e a Guarda Nacional Republicana.

A Escola Naval é comandada pelo Vice-almirante Macieira Fragoso. O exercício decorre sob o comando do Capitão-de-fragata Pacheco dos Santos, comandante do Corpo de Alunos, coadjuvado pelo Primeiro-tenente Cardoso de Morais.(Marinha Portuguesa)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Mensagens consideradas difamatórias ou que não se coadunem com os objectivos do blogue Defesa Nacional serão removidas.