11 de março de 2010

Marinha combate poluição nas águas de Aveiro

A Marinha vai efetuar hoje um exercício no Porto de Aveiro que simulará um derrame de 250 metros cúbicos de hidrocarbonetos após um acidente com um porta-contentores, disse à Lusa o capitão de mar e guerra Silva Paulo.

Denominado "Galeota 2010", o exercício, que será realizado durante a manhã, simulará a colisão do navio com o molhe sul da entrada do Porto de Aveiro, precisou Silva Paulo, chefe do Serviço de Combate à Poluição do Mar por Hidrocarbonetos.

Segundo silva Paulo, a "poluição das águas por combustíveis aditivados é mais perigosa que os derrames de crude", pelo que a Marinha decidiu realizar o "exercício num porto muito movimentado, pouco espaçoso, com muitos braços de água como o de Aveiro".

"Este tipo de poluição espalha-se rapidamente" e afeta a fauna, flora e recursos naturais, pelo que é "importante, para além da recolha do poluente, treinar e testar a articulação entre a Marinha e as outras autoridades envolvidas", num desastre deste tipo, referiu.

No "Galeota 2010" estão envolvidos meios da Marinha, autoridades de proteção civil e "muitos voluntários da Universidade de Aveiro e da Universidade Lusófona", que vão limpar os braços de ria e as praias poluídas pelo derrame, precisou Silva Paulo.

O exercício "Galeota 2010" visa "treinar os meios da Marinha e da Autoridade Marítima Nacional em espaços marítimos restritos", além da "mobilização e atuação em terra em coordenação com voluntários e entidades locais com interesses ou atribuições no combate à poluição", afirmou.

No exercício estão envolvidos a "lancha grande de desembarque Bacamarte, várias lanchas da Marinha, sistemas e equipamentos de contenção e recolha de produtos poluentes, além dos universitários voluntários", adiantou.

Acrescentou que o exercício envolve ainda a Administração do Porto de Aveiro, a Câmara Municipal de Ílhavo, o Comando Distrital de Operações de Socorro do Distrito de Aveiro, uma empresa transportadora naval, a Universidade de Aveiro e a Universidade Lusófona do Porto, meios aéreos da Força Aérea Portuguesa e o Centro Internacional de Luta Contra a Poluição do Atlântico Nordeste.

Integrado no programa do exercício, realizou-se na quarta feira, no Auditório Joaquim José da Cunha do Instituto Superior de Contabilidade e Administração, da Universidade de Aveiro, um colóquio dedicado ao tema da poluição do meio marinho e da monitorização ambiental.(I)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Mensagens consideradas difamatórias ou que não se coadunem com os objectivos do blogue Defesa Nacional serão removidas.