29 de abril de 2010

Primeiro navio de patrulha ocêanica «em fase final de testes»

O primeiro dos seis navios de patrulha oceânica (NPO) que a Marinha encomendou aos Estaleiros Navais de Viana do Castelo (ENVC) «está em fase final de testes», informou esta quarta-feira à Lusa fonte do Ministério da Defesa Nacional.

A fonte não adiantou a data da entrega oficial do navio à Marinha, que chegou a estar anunciada para Janeiro.

O presidente da Comissão de Trabalhadores dos ENVC, António Barbosa, adiantou à Lusa que está prevista a participação daquele NPO, baptizado com o nome Viana do Castelo, nas comemorações do Dia da Marinha, que decorrerão a 22 e 23 de Maio, em Portimão, mas a fonte do Ministério da Defesa escusou-se a confirmar esta informação.

Em Março de 2009, a Marinha portuguesa assinou com os ENVC contratos para a construção, ao longo de cinco anos, de navios e lanchas, cujo valor ascende a 500 milhões de euros.

Na altura, foi anunciada para Janeiro de 2010 a entrega do primeiro NPO e para seis meses depois a do segundo. No entanto, de acordo com uma fonte da empresa o atraso deve-se a «alguma dificuldade» de adaptação à construção naval militar e das «exigências» da Marinha, que obrigaram a «várias alterações» ao projecto.

Patrulhar, vigiar e fiscalizar as águas costeiras e oceânicas de jurisdição nacional, e apoiar, proteger e controlar actividades económicas, científicas e culturais ligadas ao mar, ao leito do mar e ao subsolo marinho são alguma das missões dos NPO.

Os navios estarão também disponíveis para operações de assistência a pessoas e embarcações em perigo, no âmbito da busca e salvamento no mar, e para operações de socorro e assistência em situações de catástrofe, calamidade ou acidente.(Iol)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Mensagens consideradas difamatórias ou que não se coadunem com os objectivos do blogue Defesa Nacional serão removidas.