14 de abril de 2010

Quartel do Carmo abre as portas ao público

A Guarda Nacional Republicana, no âmbito das comemorações do seu 99º aniversário, com o apoio da Comissão Nacional para as comemorações do centenário da Republica, abre pela quarta vez consecutiva as portas do Quartel do Carmo ao público, com uma exposição, patente entre os dias 17 de Abril e 4 de Maio das 10:00 às 18:00 horas, alusiva ao tema “ A Guarda e a Republica”.

Ao longo de um percurso que se inicia no período da crise de 1383-1385 e se prolonga até à actualidade, com particular destaque para a instauração da República (1910) e para a Revolução de 25 de Abril de 1974, os visitantes são convidados a realizar uma viagem que pretende dar a conhecer o edifício, a sua história e o seu património, podendo participar nas diversas actividades de carácter lúdico programadas, como por exemplo interacção com mascotes, cães e cavalos, passeios em charrete e volteios a cavalo.

Entre os pontos altos da exposição contam-se a circulação nos espaços conventuais criados por D. Nuno Álvares Pereira, nos espaços onde se negociou a rendição e transmissão do poder em Abril de 1974, a subida à varanda sobre o Rossio, onde se pode ver uma das melhores panorâmicas sobre o coração da capital e a descida à cisterna subterrânea.

Para o público escolar, em particular para alunos dos ensinos básico e secundário, a organização disponibiliza um circuito de visitas guiadas que podem ser agendadas através do endereço: exposição@gnr.pt

Aos sábados, domingos e feriados o horário é das 10:00 às 19:00 horas.(GNR)

1 comentário:

  1. A Guarda "que ainda não era republicana", bem tentou opor-se à subversão do 5 de Outubro. mas daí a quererem que comemore a coisa, parece-me inacreditável!

    ResponderEliminar

Mensagens consideradas difamatórias ou que não se coadunem com os objectivos do blogue Defesa Nacional serão removidas.