4 de agosto de 2010

Ministro da Defesa recusou receber Clube Militar Naval pela primeira vez em 150 anos

Um grupo de oficiais da Marinha está indignado com o ministro da Defesa. são membros do Clube Militar da Marinha, uma instituição com 150 anos que sempre funcionou como Conselho para os assuntos militares navais. O clube pediu para ser recebido por Santos Silva, a proposito da reforma dos serviços de saúde militares. Pela pimeira vez em 150 anos, um ministro recusou recebê-los. Os oficiais decidiram agora escrever uma carta aberta.

A carta aberta ao ministro da Defesa tem um pouco mais de sete páginas. É assinada por oficiais de topo da Marinha. Alguns já foram Chefes do Estado Maior da Armada. O que está escrito nesta carta queriam os membros do clube militar naval, dizer cara a cara a Santos Silva se ele os tivesse recebido.

"Nós pedimos esta audiência porque estamos preocupados com a questão da reforma do serviço de saúde militar e sobretudo com o que vai acontecer ao hospital da Marinha. Era essa a nossa grande dúvida ao termos conhecimento dos despachos ministeriais percebemos que havia uma certa aceleração do processo e uma visão muito imediata e a curto prazo e a exclusão do hospital de Marinha da fase seguinte" explicou o Contra-Almirante Martins Guerreiro.

Mas inesperadamente o ministro da defesa mandou dizer que estava bem informado e que não precisava de os ouvir. O contra-almirante Martins Guerreiro foi um dos que em primeira mão soube da indisponibilidade de Santos Silva em os receber.

"Isto é inédito, na história da Marinha. Atribuimos isso a um desconhecimento do que é a instituição Marinha (...) e do que é a cultura da Marinha. Quer no tempo da Monarquia, quer no tempo da I República, quer no tempo da Ditadura nunca aconteceu uma coisa destas. Comissões de oficiais que se constituiram e que pediram audiências ao poder político, foram sempre recebidas" prossegue o Contra-Almirante.

A indignação dos militares está bem patente nas sete paginas da carta aberta. Onde começam por questionar os asssessores de Santos Silva perguntando mesmo se estarão eles informados sobre o que representa este clube militar naval.

Recordam que foi no clube naval que acontecram muitas das reuniões que levaram a decisão da marinha participar no 25 de abril. E por isso menos entendem que o ministro não os tenha recebido quando apenas queriam dar conta das preocupações sobre a exclusão do hospital da Marinha no projecto de fusão dos serviços de saúde dos militares.

A carta seguiu para o ministério da defesa no passado dia 20 de Julho. O clube Militar tem ainda esperança de ser recebido.(Sic)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Mensagens consideradas difamatórias ou que não se coadunem com os objectivos do blogue Defesa Nacional serão removidas.