31 de agosto de 2010

Primeiro simulador táctico dos blindados Pandur no RI13 em Vila Real

O RI13 foi a primeira unidade do exército a receber em 2008 as viaturas blindadas Pandur II (8x8), destinadas a substituir as velhas chaimite das Forças Armadas.

Para além dos cursos de Pandur que são ministrados regularmente em Vila Real, este regimento vai contar com um simulador táctico concebido pela EMPORDEF - Empresa Portuguesa de Defesa SGPS, SA.

O tenente Daniel Carvalho Gomes foi um dos primeiros elementos do Exército a tirar o curso de Pandur em Portugal e é agora o responsável pelo centro de formação onde, no RI13, são ministrados esses cursos.

É junto ao parque de estacionamento dos blindados que está localizado o centro onde podem ser formadas em simultâneo quatro equipas, compostas por condutor, apontador e chefe de viatura.

Aqui, sentados em frente aos computadores, “artilhados” com pequenos volantes, joystick’s e até pedais, militares da Brigada de Intervenção poderão treinar procedimentos desde o controlo de tiro, à movimentação da viatura porta canhão 30 mm até ao nível táctico.

“Permite-nos um manancial de treino muito grande”, afirmou à Agência Lusa Carvalho Gomes.

Aos instrutores cabe também a tarefa de criar cenários onde entrarão em acção as Pandur. Aqui, neste mundo virtual, as equipas poderão actuar de forma individual ou em simultâneo.

Mas este simulador pode ainda ser ligado a outros que poderão vir a existir no seio do Exército Português ou a nível internacional.

“Podemos colocar as guarnições dentro de um exercício em que temos centenas de homens no campo de batalha, viaturas, aeronaves, obstáculos ou condições atmosféricas adversas”, explicou o tenente.

Acrescentou que serão criadas ainda avarias ou incidentes na própria viatura para que as equipas as resolvam.

Carvalho Gomes salientou a “enorme” poupança de recursos que este simulador possibilita.

“Não gastando no material, poupando nos recursos quer a nível de lubrificantes, combustíveis, munições ou desgaste da própria viatura. Vai permitir que se faça este treino à priori para depois pegar nas viaturas e fazer um treino real”, salientou.

Em Vila Real serão formados instrutores e militares que já possuem os cursos de canhão 30 mm dados pela Escola Prática de Cavalaria.

Neste momento, segundo o responsável, está a ser actualizado o software do simulador, o qual, depois de avaliado estará pronto a ser utilizado.

O prazo dado pelo ministério da Defesa para que a Steyr cumpra os objectivos do contrato dos blindados Pandur termina hoje, mas a tutela, apesar de ter admitido até a denúncia do contrato, mantém-se em silêncio.

A 20 de Agosto, o ministro da Defesa, Augusto Santos Silva, expressou à agência Lusa a insatisfação da tutela em relação à execução do contrato, referindo que já deveriam ter sido entregues 166 viaturas blindadas de rodas (VBR) mas que só ainda existem 21 “em condições de operação”.

A compra das Pandur envolve um montante de 364 milhões de euros, com 516 milhões de contrapartidas para Portugal.(Lusa/Destak)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Mensagens consideradas difamatórias ou que não se coadunem com os objectivos do blogue Defesa Nacional serão removidas.