13 de novembro de 2010

Programa “Azeitona Segura” da GNR foi distinguido

A GNR ganhou um prémio de boas práticas no sector público, na categoria de cooperação, por causa do programa “Azeitona Segura”, sobretudo a região do Alentejo, para evitar o roubo do fruto.

A operação “Azeitona Segura” é um projecto de policiamento de proximidade da Guarda Nacional Republicana adaptado à actividade agrícola da olivicultura. Desenvolve-se desde 2005 no destacamento territorial de Moura, que é a sua zona de acção.

O seu propósito é prevenir a criminalidade associada ao furto de azeitona, explica o capitão Eduardo Lérias, do destacamento da GNR em Moura, no Alentejo.

O sucesso desta campanha foi totalmente alcançado, mas apesar de agora não se registarem roubos, há cinco anos não era bem assim.

“Em 2005, na primeira campanha onde intervimos, registámos umas dezenas largas de toneladas de azeitonas furtadas. Com o evoluir da actividade e do projecto, não temos qualquer registo de azeitona furtada. Em termos económicos, tem uma importância muito grande nesta região”, explica o capitão Eduardo Lérias.

No âmbito do programa “Azeitona Segura”, já foram traçados novos objectivos, que passam por fazer com que os próprios olivicultores sigam práticas seguras.

O capitão Eduardo Lérias foi o mentor deste projecto, que teve o apoio dos 110 militares que trabalham no destacamento da GNR em Moura.(RR)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Mensagens consideradas difamatórias ou que não se coadunem com os objectivos do blogue Defesa Nacional serão removidas.