30 de novembro de 2010

“Quero Marinha robusta e pronta”

De manhã, foi a posse formal, em Belém. De tarde, a entrada com todas as honras militares e um discurso na Sala da Balança do quartel-general da Marinha, com o Tejo ao lado, para oficiais, sargentos e praças. Foi assim o dia de ontem do almirante José Saldanha Lopes, novo chefe do Estado-Maior da Armada.

A intervenção foi curta, um texto com sete páginas. Saldanha Lopes lembrou os cortes orçamentais, mas, mesmo assim , quer uma Marinha "robusta e pronta". Prometeu continuar o rumo do seu antecessor, almirante Melo Gomes, que não faltou à cerimónia, na rua do Arsenal, e lembrou os navios que a Armada espera há longos anos. "Devemos concentrar o maior esforço nos programas de construção dos navios de patrulha oceânicos, das lanchas de fiscalização costeiras e do navio polivalente logístico", precisou Saldanha Lopes.

Nem uma palavra para a polémica sobre os submarinos, as guerras com a GNR na fiscalização do mar e as discordâncias com o chefe do Estado-Maior das Forças Armadas, general Valença Pinto, sobre a nova estrutura de comando militar.

Saldanha Lopes fez várias promessas. Quer a Marinha eficaz e vai continuar a pôr de pé a Inspecção-Geral da Marinha, uma estrutura que visa "elevar o sentido de responsabilização da Armada perante os cidadãos".

Antigo comandante da fragata ‘Corte Real’, Saldanha Lopes teve um mimo no dia da posse. Ali ao lado, no Tejo, estava o navio no qual o agora almirante e chefe da Marinha esteve ao leme durante uns anos.(C.M)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Mensagens consideradas difamatórias ou que não se coadunem com os objectivos do blogue Defesa Nacional serão removidas.