9 de dezembro de 2010

Cerimónia de entrega do cargo de Comandante Naval

Realiza-se no próximo dia 10 de Dezembro, pelas 15h00, na Base Naval de Lisboa - Alfeite, a cerimónia de entrega do cargo de Comandante Naval ao Vice-Almirante José Monteiro Montenegro. A cerimónia será presidida pelo Chefe do Estado-Maior da Armada, Almirante Saldanha Lopes.

O Vice-Almirante José Monteiro Montenegro ingressou na Marinha em 1971 e especializou-se em Artilharia Naval, frequentou, entre outros, o Curso Geral Naval de Guerra, o Senior Course do Colégio de Defesa NATO e o Curso de Promoção a Oficial General.
Em Novembro de 1996 assumiu o comando da Esquadrilha de Helicópteros da Marinha.
No mar, o Vice-Almirante Monteiro Montenegro comandou duas unidades navais a corveta "Honório Barreto" e a fragata “Corte Real”, com a qual integrou a Standing Naval Force Atlantic como navio-almirante. Foi ainda Chefe do Estado-Maior da European Maritime Force (EUROMARFOR).
Desempenhava actualmente as funções de Chefe do Gabinete do Chefe do estado-Maior da Armada.


COMANDO NAVAL (COMNAV) - é o Comando Operacional da Marinha, ao qual compete: conduzir as operações navais de acordo com as necessidades de protecção dos interesses nacionais; exercer o controlo da navegação, garantir as comunicações marítimas, a segurança dos espaços marítimos de jurisdição nacional, a defesa marítima dos portos e a salvaguarda dos interesses nacionais ligados ao mar, nomeadamente a fiscalização da pesca, a colaboração na repressão do contrabando e a execução de acções de busca e salvamento.
A estas funções acresce ainda o treino avançado de todas as unidades navais, de Fuzileiros e de Mergulhadores, incluindo aquelas que serão, posteriormente, atribuídas a outros comandos operacionais. (Marinha)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Mensagens consideradas difamatórias ou que não se coadunem com os objectivos do blogue Defesa Nacional serão removidas.