23 de dezembro de 2010

Exército implementa medidas de contenção para 2011

Os comandantes dos quartéis do Exército vão deixar de participar nas cerimónias do Dia das outras unidades no próximo ano, acabando com os custos inerentes às suas deslocações pelo País.

Esta é uma das várias "medidas internas de contenção orçamental para 2011" aprovadas há dias pelo chefe do Estado-Maior do Exército (CEME), general Pinto Ramalho, a que o DN teve acesso.

No plano operacional, uma das grandes incógnitas reside no uso efectivo dos equipamentos, dado que as novas viaturas blindadas Pandur ou os carros de combate Leopard têm consumos de combustível e de manutenção superiores aos dos meios que vieram substituír.

A orientação do CEME aponta para a "implementação de critérios minimizadores de custos na cadeia logística", através do "recurso máximo às infra-estruturas e pessoal" do próprio ramo e a "planos de manutenção preventiva" para reduzir os "custos de manutenção pós-avaria".

O CEME vai concentrar também os exercícios dos diferentes escalões das grandes unidades e com os de aprontamento das forças a destacar para o exterior sob sua responsabilidade.

A política de contenção inclui também a "redução ao mínimo indispensável das deslocações em território nacional" dos militares do ramo, "que impliquem o abono de ajudas de custo e a utilização de transportes".

Ao nível do pessoal, "deverão ser eliminadas todas as nomeações que confiram o direito ao vencimento por posto superior", adianta o documento. Segundo fontes ouvidas pelo DN, esta medida está há meses em vigor para a grande maioria dos casos.

O CEME decidiu também renegociar "todos os contratos de leasing, manutenção e de assistência técnica existentes" no Exército, incluindo os relativos às comunicações móveis de todas as unidades, órgãos e estabelecimentos do ramo.

A contenção estende-se ao correio em papel ou fax, privilegiando-se os meios informáticos de correio electrónico e de requisição pela Net. (DN)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Mensagens consideradas difamatórias ou que não se coadunem com os objectivos do blogue Defesa Nacional serão removidas.