22 de dezembro de 2010

Força Aérea Portuguesa prepara-se para Avaliação NATO

Realizou-se entre os dias 13 e 17 de Dezembro, no Aeródromo de Manobra Nº1 (AM1), em Ovar, um exercício de treino para a avaliação da NATO à força F16 MLU.

Este treino, que contou com a participação de 400 militares da Força Aérea, envolveu uma série de actividades que requerem a execução de um conjunto de acções para o completo aprontamento da força para o FORCEVAL NATO, que terá lugar de 2 a 15 de Março de 2011, no AM1, na condição de base operacional avançada (FOB).

Neste âmbito, no dia 15 de Dezembro, o Chefe do Estado-Maior da Força Aérea (CEMFA), General Luís Araújo visitou a FOB e assistiu à condução das operações. No final da visita, o General CEMFA demonstrou o seu agrado pelo empenho da Força referindo que “esta é a razão de ser da Força Aérea”.

A preparação assenta no exercício eficiente de toda uma estrutura, que compreende as áreas de Comando e Controlo, Operações, Logística e Protecção da Força, tendo como principal objectivo alcançar os requisitos standards NATO.

O cenário desenvolve-se a partir de uma situação inicial de crise que evolui gradualmente para uma situação de conflito full-scale. Por solicitação da NATO é projectado um destacamento de F-16, em apenas 10 dias, para a zona de conflito, onde será avaliada a sua capacidade de realizar operações aéreas num ambiente hostil. (FAP)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Mensagens consideradas difamatórias ou que não se coadunem com os objectivos do blogue Defesa Nacional serão removidas.