29 de dezembro de 2010

Força Aérea Portuguesa um dispositivo ao serviço de Portugal

Força Aérea esteve empenhada, entre os dias 23 e 26 de Dezembro, em missões de busca e salvamento, transporte de órgãos humanos e evacuações médico-sanitárias, em Portugal Continental e nos Arquipélagos da Madeira e dos Açores.

No dia 23 de Dezembro, os pilotos da Esquadra 751 e respectiva tripulação, descolaram no EH-101, destacado na Base Aérea Nº6, no Montijo, para efectuar o resgate de 3 tripulantes do veleiro SONABIA, de bandeira francesa, que se encontrava à deriva a cerca de 45 milhas náuticas a Oeste de Aveiro, com avaria na propulsão, mastro partido e sem comunicações via rádio.

Apesar das condições meteorológicas adversas, os tripulantes foram resgatados com vida e transportados para o Aeródromo de Trânsito Nº1, em Figo Maduro .

Na véspera de Natal, dia 24 de Dezembro, o EH-101, destacado na Base Aérea Nº4 (BA4), nas Lajes, foi accionado para realizar a evacuação, de São Jorge para o Hospital do Santo Espírito, em Angra do Heroísmo, de um doente com suspeitas de pneumonia.

No mesmo dia, mas envolvendo um FALCON 50 da Esquadra 504, foi efectuado um transporte de órgãos humanos, do Funchal para Lisboa. A chegada a Lisboa ocorreu cerca das 00H15 do dia 25 de Dezembro.

O C-295, da Esquadra 502, esteve igualmente envolvido em missões de evacuação médico-sanitária, nos dias 25 e 26 de Dezembro, com o transporte, das Lajes para Ponta Delgada, de um doente com diagnóstico de enfarte, e do Porto Santo para o Funchal, com a evacuação de um indivíduo com problemas cardio-respiratórios.

Ainda no dia 26 de Dezembro, o EH-101, destacado na BA4, efectuou duas missões de transporte médico-sanitário. A primeira envolveu um doente com hemorragia cerebral, que foi evacuado da ilha de São Jorge para a ilha Terceira. A segunda envolveu a evacuação, da Horta para São Miguel, de um indivíduo com fracturas expostas.

O dispositivo que a Força Aérea coloca diariamente ao serviço de Portugal, com o empenho, a preparação e a prontidão de todo o seu pessoal, contribuíu, nesta quadra natalícia, para que fossem salvas vidas humanas. (FAP)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Mensagens consideradas difamatórias ou que não se coadunem com os objectivos do blogue Defesa Nacional serão removidas.