21 de janeiro de 2011

F16 português tem acidente em voo


Um caça F16 da Força Aérea Portuguesa e um avião militar australiano A330, que partiu de Madrid, estiveram envolvidos num acidente em pleno voo de treino na passada quarta-feira, cerca das 17 horas.

A informação é avançada num boletim do departamento de defesa australiano , que anuncia a abertura de um processo de investigação. Este processo está a ser acompanhado pelo Estado Maior da Força Aérea portuguesa (EMFA), segundo nos foi confirmado pelo porta-voz coronel Mário Gaspar.

No incidente, o aparelho australiano, um avião tanque CK-30A multi-funções (MRTT), acabou por «resultar no desprendimento e na perda parcial do sistema de reabastecimento, que caiu ao mar», refere o documento. Apesar de não haver feridos, o departamento de defesa australiano dá conta de «danos materiais em ambos aparelhos». Após o incidente, as aeronaves «voltaram em segurança para as suas bases aéreas de origem».

O EMFA desvaloriza a sua importância da ocorrência. O porta-voz da Força Aérea, Coronel Mário Gaspar, reafirmou ter-se tratado de um «incidente num treino de reabastecimento» e «sem gravidade».

Apesar de ter ocorrido há cerca de dois dias, não existe até ao momento qualquer referência no site deste ramo militar porque, segundo o coronel Mário Gaspar, «tratou-se de um treino» onde «não houve grandes danos».

O porta-voz esclareceu que o reabastecimento em voo é sempre feito por pilotos com experiência, «com mais de mil horas de voo», e considerou ser ainda cedo para se apurarem responsabilidades.

O Airbus australiano pertence a um programa - AIR 5402 - que prepara cinco aviões-tanques para o Departamento de Defesa da Austrália. Este programa compreende o desenho, desenvolvimento e teste deste protótipo levado a cabo nas instalações militares da Airbus em Madrid, Espanha. (TVI)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Mensagens consideradas difamatórias ou que não se coadunem com os objectivos do blogue Defesa Nacional serão removidas.