Um caça F16 da Força Aérea Portuguesa e um avião militar australiano A330, que partiu de Madrid, estiveram envolvidos num acidente em pleno voo de treino na passada quarta-feira, cerca das 17 horas.
A informação é avançada num boletim do departamento de defesa australiano , que anuncia a abertura de um processo de investigação. Este processo está a ser acompanhado pelo Estado Maior da Força Aérea portuguesa (EMFA), segundo nos foi confirmado pelo porta-voz coronel Mário Gaspar.
No incidente, o aparelho australiano, um avião tanque CK-30A multi-funções (MRTT), acabou por «resultar no desprendimento e na perda parcial do sistema de reabastecimento, que caiu ao mar», refere o documento. Apesar de não haver feridos, o departamento de defesa australiano dá conta de «danos materiais em ambos aparelhos». Após o incidente, as aeronaves «voltaram em segurança para as suas bases aéreas de origem».
O EMFA desvaloriza a sua importância da ocorrência. O porta-voz da Força Aérea, Coronel Mário Gaspar, reafirmou ter-se tratado de um «incidente num treino de reabastecimento» e «sem gravidade».
Apesar de ter ocorrido há cerca de dois dias, não existe até ao momento qualquer referência no site deste ramo militar porque, segundo o coronel Mário Gaspar, «tratou-se de um treino» onde «não houve grandes danos».
O porta-voz esclareceu que o reabastecimento em voo é sempre feito por pilotos com experiência, «com mais de mil horas de voo», e considerou ser ainda cedo para se apurarem responsabilidades.
O Airbus australiano pertence a um programa - AIR 5402 - que prepara cinco aviões-tanques para o Departamento de Defesa da Austrália. Este programa compreende o desenho, desenvolvimento e teste deste protótipo levado a cabo nas instalações militares da Airbus em Madrid, Espanha. (TVI)
A informação é avançada num boletim do departamento de defesa australiano , que anuncia a abertura de um processo de investigação. Este processo está a ser acompanhado pelo Estado Maior da Força Aérea portuguesa (EMFA), segundo nos foi confirmado pelo porta-voz coronel Mário Gaspar.
No incidente, o aparelho australiano, um avião tanque CK-30A multi-funções (MRTT), acabou por «resultar no desprendimento e na perda parcial do sistema de reabastecimento, que caiu ao mar», refere o documento. Apesar de não haver feridos, o departamento de defesa australiano dá conta de «danos materiais em ambos aparelhos». Após o incidente, as aeronaves «voltaram em segurança para as suas bases aéreas de origem».
O EMFA desvaloriza a sua importância da ocorrência. O porta-voz da Força Aérea, Coronel Mário Gaspar, reafirmou ter-se tratado de um «incidente num treino de reabastecimento» e «sem gravidade».
Apesar de ter ocorrido há cerca de dois dias, não existe até ao momento qualquer referência no site deste ramo militar porque, segundo o coronel Mário Gaspar, «tratou-se de um treino» onde «não houve grandes danos».
O porta-voz esclareceu que o reabastecimento em voo é sempre feito por pilotos com experiência, «com mais de mil horas de voo», e considerou ser ainda cedo para se apurarem responsabilidades.
O Airbus australiano pertence a um programa - AIR 5402 - que prepara cinco aviões-tanques para o Departamento de Defesa da Austrália. Este programa compreende o desenho, desenvolvimento e teste deste protótipo levado a cabo nas instalações militares da Airbus em Madrid, Espanha. (TVI)
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