30 de janeiro de 2011

Reunião do Comité Militar da Nato


O CEMGFA, General Valença Pinto, participou nos dias 26-27 de Janeiro de 2011, em Bruxelas, na primeira reunião do Comité Militar da NATO (MC), após a Cimeira de Lisboa, sob a presidência do almirante Giampaolo Di Paola (CMC).

Na Reunião estiveram representantes de Militares de alto nível de 66 países que discutiram as implicações do Novo Conceito Estratégico ao nível militar, e a evolução das operações conduzidas pela NATO.

Os CHOD debateram em conjunto com os dois Comandantes Estratégicos, Almirante Jim Stavridis (SACEUR) e General Stéphane Abrial (SAC-T), a situação no Afeganistão no Kosovo e nas restantes operações da NATO.

O General David Petraeus (COMISAF) e Amb. Mark Sedwill (Alto Representante Civil da NATO) actualizaram os CHOD sobre as questões-chave relativas ao Afeganistão focando-se na transição integral e nas perspectivas a longo prazo para o País.

Para o Kosovo, o Comité Militar ouviu o Major-General Erhard Buhler (COMKFOR) e o Sr. Xavier Bout de Marnhac (EULEX).

Os Parceiros do Diálogo do Mediterrâneo e Euro-Atlântico membros do Conselho trocaram opiniões sobre as consequências práticas de abordagem das parcerias da NATO e os seus novos objectivos, tal como descrito no novo Conceito Estratégico.

O MC também se reuniu com a Comissão NATO-Ucrânia para fazer um balanço da transformação em curso nas Forças Armadas da Ucrânia.

Conscientes do espírito de Lisboa, durante a reunião do Conselho NATO-Rússia, os representantes Militares (NRC-MR) deram especial atenção ao Plano de Trabalhos Militares para 2011 e para as formas de aprofundar a cooperação entre a Federação Russa e a NATO. (EMGFA)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Mensagens consideradas difamatórias ou que não se coadunem com os objectivos do blogue Defesa Nacional serão removidas.