16 de fevereiro de 2011

Exercício de Combate à Poluição “GILÃO2011”

Marinha - Autoridade Marítima Nacional vai realizar dia 17 de Fevereiro de 2011, um exercício de combate à Poluição do mar por Hidrocarbonetos a decorrer na foz do rio Gilão nas Quatro Águas em Tavira entre as 09h00 e as 12h00.

Este exercício, será conduzido pela Autoridade Marítima Regional, através do Departamento Marítimo do Sul, e tem como objectivo o treino e avaliação do desempenho das equipas de intervenção do Departamento Marítimo do Sul de Faro e da Capitania do Porto de Tavira em resposta aos incidentes mais prováveis.

Participam na qualidade de observadores várias entidades da região designadamente, Governo Civil, Câmara Municipal de Tavira, IPTM IP Del. Sul, Universidade entre outras.

O cenário a criar pretende simular a resposta a um derrame acidental como resultado da colisão entre dois navios que navegavam em direcção opostas no rio Gilão. No momento desta ocorrência com a maré vazante uma das embarcações fica desgovernada acabando por encalhar na enseada junto ao hotel Vila Galé Albacora a derramar hidrocarboneto médio, espalhando-se em plena Ria Formosa. Em resposta ao acidente, é accionado o dispositivo do Plano Mar Limpo – Plano de acção de operação de combate à poluição do mar e da costa por hidrocarbonetos (definido em resolução do conselho de ministros nº25/93 de 15 de Abril.

Por forma a minimizar os danos ambientais no interior da Ria Formosa, serão desenvolvidas acções de combate ao derrame em três pontos diferentes nas Quatro Águas – Tavira: uma no local onde encalhou a embarcação, outro numa zona com rochas e outro junto à estação de Salva-vidas de Tavira onde foi deflectida a mancha à deriva no Rio Gilão, para proteger uma zona de viveiros da Ria Formosa.

De referir que já em 2009 ocorreram duas situações reais com embarcações de pequeno porte, nomeadamente o iate “CLAIRE DYC” no rio Guadiana em 3 de Fevereiro e o iate “ZIMBRO” na marina de Olhão em 18 de Abril, em que foi empenhado com sucesso o serviço de Combate à Poluição por Hidrocarbonetos no Mar do Departamento Marítimo do Sul. (Marinha)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Mensagens consideradas difamatórias ou que não se coadunem com os objectivos do blogue Defesa Nacional serão removidas.