17 de fevereiro de 2011

Força Aérea Portuguesa - Estação de Radar Nº4

A Estação de Radar Nº4 (ER4), no Pico do Areeiro, na Madeira, encontra-se numa posição geográfica com fortes condicionamentos nos acessos rodoviários e sujeita a condições meteorológicas adversas, sobretudo nos meses de Inverno, entre Janeiro e Março. A neve, o gelo, a queda de árvores e os ventos fortes, provocados pelas intempéries, constituem obstáculo para os militares que se deslocam diariamente para a ER4.

Para ultrapassar essas dificuldades e garantir, em permanência, o funcionamento do radar, a Força Aérea apostou na formação teórica e prática desses militares. Receberam os conhecimentos e experiência necessários na área da condução em vias com neve e em terreno hostil, com viaturas 4X4, nas vertentes de tracção e redutoras, guincho e Hi-lfe, transposição de obstáculos e condução extrema. Aprenderam ainda, sempre com o uso de equipamentos de protecção individual, como manusear a motoserra no abate de árvores, desramação e progressão no terreno.

Esta formação revela-se particularmente importante na medida em que a preparação dos militares é condição essencial para que a missão seja cumprida com segurança e em segurança.

A ER4 ainda não se encontra em funcionamento, pois aguarda-se a conclusão das obras. Os militares que irão garantir a operação do radar irão trabalhar em regime de turnos, de forma a garantir a capacidade de operação e de manutenção programada/ inopinada da ER4, 24 horas por dia, em todos os dias do ano. (FAP)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Mensagens consideradas difamatórias ou que não se coadunem com os objectivos do blogue Defesa Nacional serão removidas.