23 de março de 2011

Inauguração do Monumento aos Combatentes do Ultramar em Vila Nova de Foz Côa

Decorreram em Vila Nova de Foz Côa, em 20 de Março, as Cerimónias Comemorativas do Dia do Núcleo e de inauguração do Monumento aos Combatentes do Ultramar, simultaneamente um Memorial onde figuram os nomes dos Combatentes Fozcoenses do Exército e da Força Aérea tombados por Portugal naquele conflito ultramarino. As Cerimónias tiveram início pelas 10horas da manhã com a concentração de Convidados, Sócios e seus familiares, junto às instalações do Núcleo; seguindo-se o hastear dos estandartes da Câmara Municipal de Foz Côa e do Núcleo no Monumento aos Combatentes.

De seguida foi celebrada Eucaristia na Igreja Matriz de Foz Côa, celebrada pelo Pároco Ferraz, perante assistência de muitos Sócios e seus familiares, Delegações dos Núcleos da Guarda, Sabugal e Belmonte acompanhados dos seus Estandartes.

Ás 12horas procedeu-se ao hastear da Bandeira Nacional no Monumento, cerimónia que teve honras militares a cargo de uma força de escalão Pelotão – do Centro de Instrução de Operações Especiais, seguida da Bênção religiosa do Monumento e do momento de inauguração deste, marcado pelos discursos pelo Presidente do Núcleo de “Foz Côa”; pelo Presidente da Câmara Municipal de Foz Côa – Eng.º Gustavo Duarte e pelo Vice-Presidente da DC da LC em representação do General Presidente da DC da LC – Gen Chito Rodrigues, discursos que culminaram o momento solene, aludindo ao esforço de uma Nação e dos seus Combatentes na Guerra do Ultramar, agora consagrados no Concelho de Foz Côa com o Monumento que evoca, testemunha e perpetua esse esforço.

A Cerimónia prosseguiu com a entrega da Medalha Comemorativa das Campanhas a vários associados, finda a qual se seguiu um almoço de confraternização num restaurante da Cidade. Cerca de 90 Associados, familiares e convidados participaram nas Cerimónias do 2.º Aniversário do Núcleo. (LC)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Mensagens consideradas difamatórias ou que não se coadunem com os objectivos do blogue Defesa Nacional serão removidas.