28 de abril de 2011

EUROMARFOR - Participação Exercise Spanish Minex 2011


A Força Marítima Europeia (EUROMARFOR) vai participar no exercício espanhol Spanish Minex 2011 que irá ter lugar de 26 de Abril a 5 de Maio, em Alicante.

A Força, que Portugal comanda actualmente, será constituída pela fragata portuguesa Bartolomeu Dias, pelos navios caça-minas Capricorne e Orion, da França, e Turia, de Espanha. A fragata lusa desempenhará as funções de navio-chefe da EUROMARFOR durante o exercício. O Capitão-de-mar-e-guerra José Mirones, da Marinha Portuguesa, será o Comandante Táctico da Força.


O exercício "Spanish Minex 2011" é um exercício multinacional espanhol dedicado ao treino da guerra de minas que se realiza anualmente. Este ano para além da participação do grupo de navios da EUROMARFOR participam também a Standing NATO Mine Counter Measures Group 1 (SNMCMG1) e unidades navais da Marinha espanhola, a anfitriã do exercício.


A EUROMARFOR, criada em Maio de 1995 pela França, Itália, Portugal e Espanha, pode ser empregue em vários tipos de missões como missões humanitárias e de salvamento, missões de manutenção da paz, missões de combate em gestão de crises, incluindo de restabelecimento da paz.

De referir que o comando da Força Marítima Europeia é rotativo por períodos de dois anos, e que actualmente é exercido por Portugal prolongando-se até Setembro 2011, sendo o seu Comandante o Vice-almirante José Monteiro Montenegro, da Marinha portuguesa. (EMGFA)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Mensagens consideradas difamatórias ou que não se coadunem com os objectivos do blogue Defesa Nacional serão removidas.