28 de abril de 2011

TRANSFERÊNCIA DE AUTORIDADE DO CONTINGENTE NACIONAL NO AFEGANISTÃO


No passado dia 17 de Abril, decorreu em Camp Warehouse, a cerimónia de Transferência de Autoridade (TOA) do Contingente Nacional no Afeganistão. O Cor Cav Pedro Fonseca Lopes assumiu as funções de Comandante do Contingente Nacional e de Portuguese Senior Representative no Afeganistão, em substituição do Cor Art António Salgueiro.

A cerimónia foi presidida pelo Comandante do Regional Command Centre, Brig Gen Servinç Sasmaz e contou com a presença do Porta-voz da ISAF Brig Gen Joseph Blotz, dos Seniors Representatives dos Contingentes instalados em Camp Warehouse, para além da presença de Oficiais Generais do Exército Nacional Afegão (ANA), que mantêm uma estreita relação com o Contingente português, fruto das acções de assessoria, mentoria e formação que nos últimos anos se têm desenvolvido.

O Cor Art António Salgueiro, no seu discurso de despedida, destacou “o desempenho de todos os militares que comandou” que “contribuiu positivamente para a reconstrução do ANA, para o restabelecimento da segurança e para o progresso social e económico do Afeganistão”.

Por sua vez, o Cor Cav Fonseca Lopes enalteceu o extraordinário trabalho desenvolvido por todos os antecessores que em muito têm contribuído para o bom nome de Portugal, no Teatro de Operações do Afeganistão, desejando um bom regresso para junto dos entes mais queridos.

Dirigindo-se aos militares do actual Contingente exaltou as virtudes militares que devem pautar a conduta do Soldado e exortou para que, em conjunto, continuem a manter a dinâmica e o bom “nome” alcançados, em proveito directo das ANSF e, em sentido mais vasto, das FAP e de Portugal, fazendo jus ao lema do Contingente: “A União faz a Força”.

Após a Cerimónia militar, várias entidades assinaram o livro de Honra do Contingente Português, ao que se seguiu um almoço de confraternização nas instalações do Contingente Nacional.(Exército)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Mensagens consideradas difamatórias ou que não se coadunem com os objectivos do blogue Defesa Nacional serão removidas.