8 de abril de 2011

Guerra do Ultramar em debate em Santarém

A Sala de Leitura Bernardo Santareno, em Santarém, vai acolher no dia 16 de Abril, pelas 16h00, a palestra “Guerra Colonial. 50 anos decorridos”, que marca o meio século sobre o começo do conflito. Como oradores vão estar Casaca Ferreira, tenente-coronel pára-quedista (na reserva), Manuel da Piedade Morganiça, tenente-coronel da Força Aérea, e Rafael Ferreira, soldado de Infantaria que foi feito prisioneiro pelo PAIGC - Partido Africano da Independência/União dos Povos da Guiné e Cabo Verde.

No mesmo dia, a Sala de Leitura acolhe uma breve mostra bibliográfica sobre a temática: “ Guerra Colonial. 50 anos decorridos”, que vai estar patente até dia 23 de Abril. E Mário Ferreira Santos, apresenta o livro “Alcanhões na guerra de África (1961-1974)”. Natural de Alcanhões, 62 anos, reformado e ex-sargento da Força Aérea Portuguesa e ex-combatente da Guerra Colonial, o autor pretende com este livro tentar “passar a mensagem do que foi o tormento por que passaram as famílias portuguesas, no Portugal de então, isolado de todo o mundo exterior, através de relatos na primeira pessoa feitos por alguns dos seus companheiros, que partiram da sua terra, uma pequena vila do concelho de Santarém e tomaram parte no conflito, de 1961 a 1974, integrados nos três ramos das Forças Armadas Portuguesas”.(O Mirante)

1 comentário:

  1. Já lá vão quase 2 anos, após este debate e o povo continua a não ligar ao que os ex-combatentes sofreram no antigo ultramar

    ResponderEliminar

Mensagens consideradas difamatórias ou que não se coadunem com os objectivos do blogue Defesa Nacional serão removidas.