6 de abril de 2011

P-3 na Operação “OCEAN SHIELD”

No dia 4 de Abril e numa cerimónia que teve lugar na Base Aérea Nº11, em Beja, foi apresentado ao Chefe do Estado-Maior da Força Aérea, General José Pinheiro, o Destacamento da Força Aérea Portuguesa que vai integrar a Força Internacional da NATO na Operação “OCEAN SHIELD”.

Este Destacamento Aéreo é constituído por uma aeronave P-3 ORION, da Esquadra 601 “Lobos”, e 53 militares do Ramo e terá como missão efectuar patrulhamento marítimo, apoiando o processo de combate à pirataria na Costa da Somália.

A partir do dia 18 de Abril, e durante dois meses, irá operar sobretudo a partir do Aeroporto Nacional de Victoria, na Ilha de Mahé, na República das Seychelles, à semelhança da primeira participação em 2010, no âmbito da “Operação Atalanta”.

A Esquadra 601, que comemorou no dia 24 de Março o seu 25º aniversário, conta com 25 000 horas de voo em missões operacionais (nacionais e internacionais), de formação e treino. Destacam-se as Operações MONITOR GUARD/SHARP GUARD no Adriático, a Operação FALCÃO na Guiné-Bissau, a Operação ACTIVE ENDEAVOUR, a Operação ATALANTA no Índico, assim como as várias missões de busca e salvamento em que esteve empenhada.

Por ocasião do seu aniversário foi realizado um tributo à aeronave P-3P, pelos vários anos ao serviço desta Esquadra e da Força Aérea, estando para breve a sua substituição pela aeronave P-3C, que se encontra em processo de modernização.(FAP)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Mensagens consideradas difamatórias ou que não se coadunem com os objectivos do blogue Defesa Nacional serão removidas.