6 de abril de 2011

Exército Portugês envia 13 militares para Uganda

O Exército Português enviou esta quarta-feira para o Uganda uma força de 13 militares, com o objectivo de ministrar às forças de segurança somalis formação na área de combate em áreas edificadas, disse à Lusa fonte daquele Estado-maior.

“Na Somália, não existem condições de segurança para ministrar formação às forças militares", daí a decisão de se fazer o treino num País vizinho, explicou à Lusa um oficial do Estado Maior do Exército, que por razões de segurança pediu ressalva da sua identificação.

O grupo de militares é composto por um capitão de infantaria, com o curso de Comandos, Instrutor de Tiro e Sapadores, além de dois tenentes, vários sargentos e dois praças, e vai ministrar formação na área de "combate em áreas edificadas", e vai também dar formação a recrutas, sargentos e praças, entre Abril e Julho deste ano", precisou o oficial.

O objectivo da formação, no âmbito da cooperação e segurança da União Europeia, pretende "contribuir para o aumento das capacidades técnicas das forças de segurança somalis", acrescentou.

A formação dos militares do Exército, será ministrada ao abrigo da resolução 1872 do Conselho de Segurança das Nações Unidas, visa uma "ajuda ao Governo de transição da Somália", com o objectivo de "viabilizar a consolidação do processo de restabelecimento de um ambiente de segurança", adiantou a fonte.

Aqueles militares ficam distribuídos por Kampala e Bihanga - haverá ainda um oficial de ligação da missão - com as funções de formação nas "áreas de combate a terroristas, com treino nos campos do Afeganistão", concluiu a mesma fonte. (CM)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Mensagens consideradas difamatórias ou que não se coadunem com os objectivos do blogue Defesa Nacional serão removidas.