28 de maio de 2011

C-295 assegura vigilância marítima na fronteira externa da União Europeia

O Destacamento Aéreo, constituído por um C-295M VIMAR, duas tripulações da Esquadra 502, e elementos do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras, que participa na Operação Poseidon 2011, efectuou 44 missões de vigilância marítima, na fronteira externa da União Europeia com o Médio Oriente.

No combate à imigração ilegal e actividades ilícitas por via marítima, nomeadamente pelo Mar Egeu, este destacamento realizou 238H10 de voo, com recurso às capacidades de que dispõe, que permitem desencadear uma acção rápida conjunta com outros meios, no teatro de operações.

Para além de outros sistemas, esta aeronave utiliza equipamentos que possibilitam a gravação de imagem em alta-definição, a gravação de todas as comunicações externas e internas, a gestão da base de dados de "alvos", bem como enviar e receber informação, através do conjunto dos sistemas de comunicação. Estes equipamentos, aliados à pronta acção da tripulação, têm-se revelado fundamentais para o cumprimento dos objectivos da Agência Europeia de Gestão da Cooperação Operacional nas Fronteiras Externas (FRONTEX), organismo responsável pela Operação Poseidon 2011. (FAP)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Mensagens consideradas difamatórias ou que não se coadunem com os objectivos do blogue Defesa Nacional serão removidas.