22 de maio de 2011

Milhares de setubalenses festejaram Dia da Marinha

Milhares de pessoas associaram-se hoje às comemorações do dia Marinha que começou com uma cerimónia presidida pelo Ministro da Defesa e terminou com um desfile náutico de navios militares no estuário do rio Sado.

Antes do desfile militar, ao final da manhã, o Chefe de Estado-Maior da Armada, Almirante José Carlos Torrado Saldanha Lopes, lamentou as dificuldades na substituição de meios navais.

"Não posso escamotear as crescentes dificuldades que temos sentido, devido ao arrastamento de alguns programas, que visam a substituição de meios navais de capital importância para a manutenção de um dispositivo eficiente e eficaz", disse.

O ministro da Defesa, Augusto Santos Silva, respondeu mais tarde, em declarações aos jornalistas, assegurando que não estão previstas medidas com incidência nas forças armadas, mas que não atingirão nenhuma das missões que as Forças Armadas têm de cumprir", assegurou o ministro da Defesa.

Na cerimónia comemorativa do Dia da Marinha, em que também condecorou o Grupo de Acções Especiais da Armada com a Ordem do Infante Dom Henrique Marinha, o ministro da Defesa limitou-se a fazer uma saudação.

"Gostaria de saudar todos os marinheiros, todos os que cumprem a missão da Marinha Portuguesa, nas suas três missões essenciais: a defesa militar da República e apoio à política externa de Portugal, isto é, à promoção da paz e segurança em todo o mundo, as funções de assegurar a autoridade e a segurança das pessoas no mar e as funções de apoio ao desenvolvimento nacional", disse.

Para milhares de pessoas que se associaram às cerimónias comemorativas do Dia da Marinha, o ponto alto foram as demonstrações da capacidade operacional dos militares da armada no estuário do Sado.

A abordagem de navios suspeitos e operações de salvamento com o apoio de um helicóptero e de lanchas rápidas, foram alguns das demonstrações efetuadas pela Marinha Portuguesa.

As comemorações do Dia da Marinha em Setúbal terminaram com a passagem do último navio que participou no desfile náutico, em que participaram, entre outros o NRP (Navio da República Portuguesa) Viana do Castelo, o primeiro navio de patrulha oceânico construído nos estaleiros navais da cidade que lhe deu nome, e o navio científico português que está envolvido nos trabalhos de investigação para o alargamento da plataforma continental sob jurisdição portuguesa. (SiC)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Mensagens consideradas difamatórias ou que não se coadunem com os objectivos do blogue Defesa Nacional serão removidas.