22 de maio de 2011

Ministro da Defesa Nacional assinala o “Dia Europeu do Mar”

O Ministro da Defesa Nacional, Augusto Santos Silva, acompanhado pela Ministra da Cultura, Gabriela Canavilhas, e pelo Secretário de Estado da Defesa Nacional e dos Assuntos do Mar, Marcos Perestrello, presidirá a uma cerimónia no âmbito das comemorações do “Dia Europeu do Mar” - que se celebra no dia 20 de Maio - organizada pela Estrutura de Missão para os Assuntos do Mar (EMAM). O programa (ver infra o programa completo) terá início às 11h00, nas instalações da EMAM, na Rua Costa Pinto, nº 165, em Paço d’Arcos.

Os convidados terão a oportunidade de assistir a apresentações e iniciativas relativas a alguns projectos que a EMAM tem desenvolvido, nomeadamente, o Concurso Literário “Um Mar de Contos”, o “Passaporte do Mar”, o “M@rBis” (Sistema de Informação para a Biodiversidade Marinha) e o projecto “PROFUNDIS” (relativo a arqueologia subaquática).

O programa inclui ainda a cerimónia de entrega de prémios do Concurso Literário “Um Mar de Contos”. Os três primeiros classificados vão estar presentes para receberem os prémios e serão acompanhados pelas respectivas turmas e professores. Será a última etapa desta iniciativa que a EMAM lançou no Dia Nacional do Mar (em 16 de Novembro de 2010).

Já no caso do “Passaporte do Mar”, será dado um importante passo para o desenvolvimento do projecto: a EMAM vai assinar protocolos de colaboração com diversas entidades que irão, deste modo, oficializar a sua adesão ao Passaporte. São elas: o Zoomarine; o Centro Ciência Viva, de Vila do Conde; a Direcção Regional dos Assuntos Culturais da Madeira (em representação da Casa Colombo Museu do Porto Santo e o Museu Etnográfico da Madeira); a Comissão Cultural da Marinha (que vai associar ao Passaporte do Mar o Aquário Vasco da Gama, o Museu da Marinha, o Museu Marítimo Almirante Ramalho Ortigão, o Navio Museu Fragata “D. Fernando II e Glória” e o Planetário Calouste Gulbenkian); o Museu de Scrimshaw do Peter Café Sport, na Horta; e a Fábrica da Baleia de Porto Pim, gerida pelo Observatório do Mar dos Açores.

Estão ainda previstas diversas iniciativas destinadas a alunos de várias escolas que poderão participar num Espaço Ciência, com actividades de biologia e geologia, em ateliers do “Kit do Mar”, e ainda assistir a demonstrações do ROV Luso e do mini - ROV.

A EMAM é o gabinete técnico da Comissão Interministerial para os Assuntos do Mar, responsável pelo cumprimento de duas missões: implementar e actualizar a Estratégia Nacional para o Mar e dar continuidade ao processo de extensão da plataforma continental portuguesa, que prevê o aumento do espaço marítimo sob jurisdição nacional para uma área global com cerca de 4.000.000 km².

Uma das acções estratégicas definidas na Estratégia Nacional para o Mar é a da sensibilização e mobilização da sociedade para a importância do Mar. É precisamente nesse âmbito que se integram grande parte das actividades que a EMAM vai promover no Dia Europeu do Mar. (MDN)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Mensagens consideradas difamatórias ou que não se coadunem com os objectivos do blogue Defesa Nacional serão removidas.