28 de maio de 2011

Noticias do destacamento P-3 no OCEAN SHIELD

Numa acção coordenada entre Forças Navais e a aeronave de reconhecimento portuguesa (P-3) a operar a partir da Seychelles, no âmbito da Operação OCEAN SHIELD da NATO, foram detectados piratas que tentavam iniciar a sua actividade ilícita.

A aeronave portuguesa que voava a sua 5ª missão detectou uma embarcação suspeita a cerca de 80 milhas da costa da Somália. A bordo eram visiveis inúmeros bidões de combustíveis bem como a reboque encontravam-se outras duas embarcações mais pequenas (esquifes), normalmente utilizadas pelos piratas nas suas acções contra os navios mercantes que navegam ao largo da Somália. Para mais a embarcação dos presumíveis piratas alterou o rumo, afastando-se da zona, após visualizar o P3.

O navio de guerra dinamarquês Esbern Snare, que se encontrava a cerca de 65 milhas, numa acção coordenada com a aeronave portuguesa, aproximou-se da área e detectou a embarcação tendo de imediato enviado o seu helicóptero procurar o navio-mãe (waler). A bordo da embarcação foi descoberto combustível suficiente para abastecer os esquifes e dessa forma permitir-lhes levar a cabo actividades de pirataria. Após inquirir os tripulantes do waler, foi possivel verificar que as histórias que contavam não condiziam, tendo por essa razão sido decidido embarcar os tripulantes no navio dinamarquês e destruir a embarcação.

Esta operação conjunta mereceu uma menção de apreço pelo Commodore Bruce Belliveau, Chefe Adjunto das Operações do Comando Marítimo em Northwood, disse:

"The addition of a dedicated MPRA asset providing surface search to support Op OCEAN SHIELD gives us additional reach into areas our intelligence Standing analysis has identified as being a key route for pirates either into their operating areas or for resupply of Pirate Action Groups at sea and this decisive action has shown the pirates that our intent to keep the pressure on them is not diminishing."

Já esta semana, a 23 de Maio, realizou-se a cerimónia de transferência de Comando da FND OCEAN SHIELD, na placa do aeroporto em Vitória. Nessa ocasião o Tenente-Coronel Costa recebeu do Tenente-Coronel Hélder Rebelo o Comando do destacamento, tendo no fim dirigido algumas palavras ao militares portugueses.

No mesmo dia o destacamento P3 recebeu a visita do Comandante do NRP Vasco da Gama, Cfr Diogo Arroteia, acompanhado pelo seu Imediato e por um Oficial francês (N5), que integra o Staff do CTG 465 embarcado na NRP Vasco da Gama.

Após a visita teve lugar um almoço na "Messe" do Destacamento (Restaurante "Bravo"), que contou com a presença do Dr. Corte Real, Ministro Plenipotenciário para Moçambique, actualmente em Vitória, com o objectivo de permitir o voto antecipado dos militares do Destacamento P3 e da Guarnição da NRP Vasco da Gama.(Emgfa)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Mensagens consideradas difamatórias ou que não se coadunem com os objectivos do blogue Defesa Nacional serão removidas.