9 de junho de 2011

ESE teve 1270 candidatos para frequentarem Curso de Sargentos

“A qualidade da formação é uma evidência demonstrada”, declarou Alves de Oliveira, comandante da Escola de Sargentos do Exército (ESE), na celebração do 30º aniversário deste estabelecimento de ensino militar das Caldas da Rainha.

O evento, que decorreu no dia 1 de Junho, foi presidido pelo comandante da Instrução e Doutrina, tenente-general António Correia, e contou com a presença do adjunto do Governador Civil, Jorge Sobral, do vereador Tinta Ferreira, do presidente da Assembleia Municipal, Luís Ribeiro, e da juíza Isabel Batista.

O coronel Alves de Oliveira fez o balanço das formações ministradas. “Ministrámos em Setembro do ano transacto o 22º Curso de Promoção a Sargento-Chefe a 86 sargentos-ajudantes e em Outubro iniciámos o 39º Curso de Formação de Sargentos a 147 militares. Em Janeiro do corrente ano ministrámos o 1º Curso de Promoção a Sargento-Ajudante de 2011 a 104 primeiros-sargentos, que terminou em Março. Foi promovido o concurso de admissão ao 40º Curso de Formação de Sargentos com 1270 candidaturas. Neste momento decorre o 2º Curso de Promoção a Sargento-Ajudante a 90 primeiros-sargentos”, descreveu.

“Esta escola é um dos cinco pólos de certificação do Exército da Carta Europeia de Condução Informática e até ao momento foram certificados 115 alunos e no ano anterior concluíram os 7 módulos da Carta 128 alunos do CFS e 28 militares que prestam serviço na escola”, adiantou.

O responsável da ESE frisou que a escola “tem apoiado um conjunto de entidades que têm solicitado a cedência temporária de infra-estruturas, alojamento, fornecimento de refeições, materiais e viaturas e actividades militares”.

Alves de Oliveira revelou que foi proposto ao Comando de Instrução e Doutrina um novo modelo de formação do Exército do Quadro Permanente, com a introdução de novas áreas do conhecimento que se ligam com a componente especificamente militar. Uma das ambições já antigas da escola é a certificação de nível superior, tendo em conta que os candidatos entram com o 12º ano.

“O orçamento da escola para este ano está a ser cumprido com todo o rigor, garantindo que a formação dos nossos sargentos seja realizada com todo o profissionalismo e dignidade. Reduzimos encargos fixos de despesas que consideramos dispensáveis”, sublinhou.

O dia de festa na ESE incluiu imposição de condecorações a militares e civis, actuação da Banda Militar do Exército e demonstração de actividades desenvolvidas pelos alunos do Curso de Formação de Sargentos no âmbito curricular, entre as quais técnicas de transposição, ginástica de aplicação militar, combate corpo-a-corpo, equitação, esgrima e combate em ambiente urbano.

Foi também inaugurada a exposição “Guerra Vivida, Guerra Sentida, um ‘comando’ no Afeganistão”, que retrata as experiências vividas por um ex-militar dos Comandos, o primeiro-sargento Pedro Monteiro. Seguiu-se um almoço-convívio.

À noite teve lugar no CCC das Caldas da Rainha um concerto pela Banda Sinfónica do Exército.(Jornal Caldas)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Mensagens consideradas difamatórias ou que não se coadunem com os objectivos do blogue Defesa Nacional serão removidas.