9 de junho de 2011

F16 é a atracção em Castelo Branco

A cidade de Castelo Branco engalanou-se e fez obras nos últimos dias para receber as comemorações do Dia de Portugal, que hoje se iniciam.

Os jardineiros trabalharam nos arranjos florais das rotundas e os cantoneiros dedicaram longas horas a cuidar dos passeios nos locais onde irão decorrer as principais cerimónias. Também o edifício da câmara, onde o Presidente Cavaco Silva dará início às celebrações, foi alvo de reparações.

As atenções dos moradores têm-se concentrado no Parque da Devesa e no Campo da Feira, onde nos últimos dias foram montadas as infra-estruturas que acolherão os eventos mais significativos.

A exposição preparada por centenas de militares, que inclui um avião de combate F16 e veículos anfíbios, tem despertado enorme curiosidade. Os interessados poderão experimentar a sensação de ‘voar' nos simuladores da Força Aérea, ou fazer o baptismo de mergulho num tanque preparado pela Marinha.

O ambiente festivo já tomou conta da cidade, sobretudo das crianças, surpreendidas com o aparato militar. Já os adultos não estão totalmente em sintonia. José Alves, de 61 anos, que assistia ontem aos preparativos no Parque da Devesa com o seu grupo de amigos reformados, resume: "É bom para a economia local receber uma cerimónia desta importância, mas por outro lado as pessoas sentem-se um pouco revoltadas por se gastar dinheiro numa festa destas quando se pede ao cidadão comum que aperte ainda mais o cinto."

Para o presidente da câmara, Joaquim Morão, o 10 de Junho é "um momento de grande afirmação da auto-estima dos portugueses" e de enorme "prestígio para Castelo Branco", que, sublinha, "tem feito um esforço nos últimos anos para se desenvolver e requalificar, com equipamentos que lhe permitem impor-se no País". (C.M)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Mensagens consideradas difamatórias ou que não se coadunem com os objectivos do blogue Defesa Nacional serão removidas.