28 de junho de 2011

EUROMARFOR – Exercício CONTEX/PHIBEX 2011

Após a sua activação (22 de Junho de 2011), a força da EUROMARFOR comandada por Portugal, constituída pelo NRP "Bartolomeu Dias" (navio-chefe), FS "De Grasse" e ESPS "Navarra", iniciou o exercício CONTEX-PHIBEX 2011, organizado pela Marinha Portuguesa, ao largo da costa portuguesa.

O objectivo destas manobras navais são incrementar a interoperabilidade entre as marinhas participantes, nomeadamente a portuguesa, espanhola e francesa, e fortalecer a capacidade de actuação como força naval permanentemente disponível.

Os exercícios têm-se sido desenvolvidos em cenários fictícios, centrados numa determinada região onde a situação política, económica e social se tem vindo a degradar. As acções das forças presentes neste cenário são enquadradas por resoluções internacionais, incidem primordialmente no treino de ações contra a pirataria, operações de segurança no mar e de apoio humanitário a populações deslocadas. Foram efectuados reabastecimentos no mar, ataques simulados de submarinos e de aviões, assim como disparos de torpedos de exercício contra submarinos que contaram com a colaboração dos navios da Marinha Portuguesa e de aviões F16 da Força Aérea Portuguesa.

A força da EUROMARFOR treinou o apoio a um navio sinistrado no alto mar que, após o acidente simulado ocorrido a bordo, solicitou via rádio assistência aos navios de guerra que navegavam nas proximidades. A esquadra da EUROMARFOR rapidamente se dirigiu ao navio em apuros e, actuando de forma coordenada, enviou equipas de assistência médica, de limitação de avarias e técnicas provenientes dos vários navios da força naval, conseguindo salvar as vidas em perigo e restabelecer a navegabilidade do navio sinistrado.

No Domingo, 26 de Junho, os NRP "Bartolomeu Dias" (navio-chefe da EUROMARFOR), FS "De Grasse" e ESPS "Navarra", após um intenso exercício de defesa de uma força sob ataque de submarinos, receberam como missão escoltar um comboio marítimo ao longo de um corredor de tráfego (Security Recommended Traffic Corridor), sob ameaça de pirataria.

Ao o nascer do sol e ao longo de toda a manhã, executaram tiro de superfície com peças de artilharia de grande calibre contra um alvo rebocado, capacidade essencial para as marinhas de guerra que garantem ao Estado o uso do mar.

Durante as horas da tarde foram efectuadas diversas ações de abordagem e inspecção a navios considerados suspeitos, interacções essas integradas no cenário do exercício CONTEX-PHIBEX 2011, e que permitiram o emprego de equipas de abordagem altamente treinadas em buscas de cargas proibidas, normalmente dissimuladas em espaços de difícil acesso no interior dos navios.

Este tipo de exercícios ganha cada vez mais importância no presente panorama mundial, preparando as guarnições dos navios para actuar em qualquer região, ao abrigo do Direito Internacional e com mandato das Nações Unidas, de forma a contribuírem para o normal fluxo da navegação mercante e o desenvolvimento do tráfego marítimo mundial.

Os militares da EUROMARFOR têm demonstrado um enorme empenho e dedicação no seu treino e estão determinados a contribuir de forma decisiva para um mar mais seguro, factor fundamental para o desenvolvimento das economias europeias.(EMGFA)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Mensagens consideradas difamatórias ou que não se coadunem com os objectivos do blogue Defesa Nacional serão removidas.