10 de junho de 2011

Exercício de resgate submarino da NATO

Está a decorrer em Cartagena, Espanha, um exercício de resgate submarino (Exercise Bold Monarch 2011)que tem como finalidade promover a cooperação internacional na eventualidade de ser necessário conduzir operações de salvamento submarino.

O Exercise Bold Monarch 2011 é o maior evento mundial deste tipo e reúne submarinos, navios e aviões da NATO e de países não membros. A edição de 2011 inclui a participação da Rússia, marco importante, porque pela primeira vez esta nação participa com um submarino neste exercício da NATO.

Durante o exercício, que prolonga por 12 dias, submarinos de Portugal, Rússia, Espanha e Turquia, puderam treinar com veículos de resgate submarino da Itália, dos EUA, da Rússia e da Suécia, bem como com um sistema de resgate de propriedade conjunta da França, Noruega e Reino Unido.

O exercício será concluído nos próximos dias com uma operação coordenada de emergência de 48 horas para salvar cerca de 150 sobreviventes de um submarino.

O Chairman do Comité Militar da NATO (CMC), Almirante Giampaolo di Paola acompanhado do General Makarov, Chefe do Exército da Federação Russa, do Almirante Manuel Rebollo Garcia Chefe da Marinha Espanhola e de outros funcionários da NATO assitiram a um dos eventos programados. Durante a visita aos navios, submarinos e sistemas de resgate, o CMC foi informado sobre como estes exercícios podem contribuir para melhorar a operacionalidade, fornecendo treino militar específico, coordenação e assistência militar melhorando coordenação entre as Cadeias de Comando das principais nações envolvidas. Puderam ainda assistir a um bem sucedido exercicio de resgate a um submarino russo com sistemas da NATO, mostrando um bom exemplo de como a cooperação nas operações deste tipo podem ter um considerável êxito no salvamento de vidas humanas.

Agradecendo à Marinha Espanhola pelo êxito do exercício e pela hospitalidade, o Almirante Di Paola disse que "Exercises like the Bold Monarch 2011, beside the great value of all the objectives in term of improving safety and interoperability at sea, show how much interest and enthusiasm there is, within NATO and beyond, in strengthening networks in the field of cooperation and security."

Tambem o General Makarov salientou a importância destes exercícios à luz dos esforços conjuntos para salvar vidas humanas. (EMGFA)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Mensagens consideradas difamatórias ou que não se coadunem com os objectivos do blogue Defesa Nacional serão removidas.