24 de junho de 2011

P-3C termina participação na Operação “OCEAN SHIELD”

Regressou no dia 21 de Junho, pelas 23H15, à Base Aérea Nº11 (BA11), em Beja, a aeronave P-3C Cup+ que integrou, durante dois meses, a Força Internacional da NATO na Operação “OCEAN SHIELD” para o combate à pirataria no Oceano Índico.

Com o sentimento de missão cumprida, os 21 militares pertencentes à tripulação do P-3C foram recebidos na BA11 pelo Comandante Aéreo, Tenente-General José Tareco, pelo Chefe do Gabinete de Chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas, Major-General Manuel Rolo e pelo Comandante da BA11, Coronel Barros Ferreira, que, nesta ocasião, expressaram o seu contentamento pelo empenho demonstrado e enalteceram os resultados positivos que teve esta participação.

No âmbito desta Operação, o Destacamento da Força Aérea Portuguesa, constituído por 53 militares e pelo P-3C CUP+ pertencente à Esquadra 601 “Lobos”, esteve a operar, desde o dia 18 de Abril, a partir do Aeroporto Nacional de Vitória, na Ilha de Mahé (República das Seychelles), tendo efectuado 30 missões de patrulhamento marítimo, num total de 245 horas de voo.

A participação deste meio aéreo português na Operação “OCEAN SHIELD” foi determinante para o reforço da segurança marítima no Golfo de Áden e Costa da Somália, tendo contribuído para a firmeza das forças internacionais na interrupção e/ou decréscimo de ataques piratas a embarcações mercantes, humanitárias, de pesca e de recreio.

Previsto para o dia 22 de Junho está o regresso a Portugal, a bordo de um C-130, dos restantes militares deste Destacamento Aéreo, bem como de todo o material logístico de suporte à missão. (FAP)

1 comentário:

Mensagens consideradas difamatórias ou que não se coadunem com os objectivos do blogue Defesa Nacional serão removidas.