23 de setembro de 2011

Corveta João Roby participa na iniciativa 5+5 Defesa

A Marinha Portuguesa, representada pelo NRP João Roby com equipas de abordagem de fuzileiros e de agentes da Polícia Marítima embarcadas, participou no Exercício Seaborder que decorreu ontem no Sul de Espanha, com o objectivo de incrementar o desenvolvimento da confiança e cooperação entre os países envolvidos.
No exercício foi simulada a abordagem a um contacto suspeito. Para além da Corveta João Roby, estiveram envolvidos uma aeronave C-295 da Força Aérea Portuguesa, o navio argelino “Hassan II” e os navios da Marinha espanhola “Numancia” e “Contramestre Casado”, juntamente com outros meios aéreos.

A “Iniciativa 5+5 Defesa” procura, através de medidas concretas de cooperação entre os países do Mediterrâneo Ocidental, ajudar a criar e manter um clima de confiança e de franca colaboração entre os dez países (Argélia, França, Itália, Líbia, Malta, Marrocos, Mauritânia, Portugal, Espanha e Turquia), com o objectivo de dar um contributo significativo para soluções que respondam a preocupações comuns nas seguintes áreas: vigilância marítima; participação das Forças Armadas no domínio da Protecção Civil e segurança aérea. (M.G.P)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Mensagens consideradas difamatórias ou que não se coadunem com os objectivos do blogue Defesa Nacional serão removidas.