14 de setembro de 2011

Exercício de Combate à Poluição “ARADE 2011”

A Marinha - Autoridade Marítima Nacional realiza hoje, um exercício de combate à Poluição do mar por Hidrocarbonetos a decorrer na foz do rio Arade, em Portimão entre as 09h00 e as 12h00.


Este exercício, será conduzido pela Autoridade Marítima Regional, através do Departamento Marítimo do Sul, e tem como objectivo o treino e avaliação do desempenho das equipas de intervenção do Departamento Marítimo do Sul e da Capitania do Porto de Portimão em resposta aos incidentes mais prováveis.

O cenário simula a resposta a um derrame de hidrocarboneto de um navio de grandes dimensões, por consequência de uma colisão entre dois navios na barra de Portimão. No momento desta ocorrência com a maré a encher, a mancha do hidrocarboneto é transportada para montante do rio, onde em resposta, é accionado o dispositivo do Plano Mar Limpo – Plano de acção de operação de combate à poluição no mar e na costa (definido em resolução do conselho de ministros nº25/93 de 15 de Abril).

De forma a minimizar os danos ambientais na foz do Arade serão colocadas barreiras em deflexão para contenção do derrame em dois pontos de recolha nas duas margens do rio, em Ferragudo e no ponto de apoio naval da Marinha em Portimão, com dois tipos de recuperadores e todo o sistema de trasfega do hidrocarboneto recolhido.

De referir que em 2009 ocorreram duas situações reais com embarcações de pequeno porte, nomeadamente o iate “CLAIRE DYC” no rio Guadiana em 3 de Fevereiro e o iate “ZIMBRO” na marina de Olhão em 18 de Abril, em que foi empenhado com sucesso o serviço de Combate à Poluição por Hidrocarbonetos no Mar do Departamento Marítimo do Sul. (Marinha)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Mensagens consideradas difamatórias ou que não se coadunem com os objectivos do blogue Defesa Nacional serão removidas.