14 de setembro de 2011

Formação de Operadores de rádio PRC-117F

O PRC-117F é um rádio ideal para garantir à 7ªOMLT-G a necessária redundância de comunicações, de modo extremamente seguro, em situações de emergência em que seja necessário.

Dando continuidade ao plano de formação da 7ª Operational Mentor and Liaison Team-Garrison 7ªOMLT-G, do Contingente Nacional para a International Security Assistance Force (ISAF), três oficiais Fuzileiros concluíram com sucesso a Formação de Operadores de rádio PRC-117F, que decorreu no HQ da ISAF (Kabul), de 01 a 03 de Agosto de 2011. As aulas foram ministradas pelos especialistas em Comunicações Satélite da NCSA (NATO Communication and Information Systems Services Agency) que estão a assessorar a divisão de comunicações (G6) do quartel-general da ISAF; e constituíram-se por uma componente teórica e por uma componente prática.

O PRC-117F é um rádio portátil, com possibilidade de ser montado em viaturas, que opera nas bandas VHF e UHF entre os 30MHz e os 512MHz, produzido pela empresa norte-americana Harris e que, como principal mais-valia, permite efectuar comunicações via satélite em modo seguro com encriptação NATO (ANDVT, VINSON ou DAMA). Tais capacidades tornam-no no rádio ideal para garantir à 7ªOMLT-G a necessária redundância de comunicações, de modo extremamente seguro, em situações de emergência nas quais seja necessário comunicar com aeronaves ou quando as comunicações LOS (line of sight), garantidas pelo PRC-525, e os telemóveis não funcionem. (CF)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Mensagens consideradas difamatórias ou que não se coadunem com os objectivos do blogue Defesa Nacional serão removidas.