10 de setembro de 2011

GNR PARTICIPOU NA OPERAÇÃO “INDALO 2011”

A Unidade de Controlo Costeiro (UCC), à semelhança dos anos anteriores, participou na Operação “Indalo 2011”, no âmbito da European Patrol Network, que decorreu entre 1 e 31 de Agosto, nas águas do Mediterrânico, entre Málaga e Cartagena, e que teve como objectivos combate à criminalidade transfronteiriça e o combate a imigração ilegal, entre outros.

Organizada pela Guardia Civil, e patrocinada pela Agência Europeia de Gestão da Cooperação Operacional nas Fronteiras Externas dos Estados-Membros da União Europeia (FRONTEX), esta Operação Internacional conjunta, contou com a participação da Bélgica, França, Luxemburgo, Itália, Espanha, Islândia, Holanda, Eslováquia, Alemanha, Finlândia.

A UCC, vocacionada para a vigilância, patrulhamento da costa e do mar, foi encarregue de disponibilizar uma embarcação e respectiva Guarnição, bem como, um oficial de ligação e um oficial comandante da Força e Equipa de Apoio. No decorrer da missão, os militares efectuaram diversos patrulhamentos marítimos, dos quais se salienta:

No dia 6 de Agosto foi realizada uma escolta a uma embarcação do Salvamento Marítimo (Espanha), que tinha interceptado uma embarcação, a Norte da Ilha de Alboran, com 52 homens; três mulheres e quatro menores. A 11 de Agosto foi interceptada uma embarcação pneumática, com cerca de três metros, sem motor, que se encontrava à deriva e em risco de se virar com a forte ondulação que se fazia sentir, dificultando o resgate de nove jovens, dos quais, quatro ainda menores. No dia 18 de Agosto foi removida uma moto de água, sem qualquer tipo de identificação, que se encontrava quase submersa (apenas mantinha a ponta da proa fora de água) e que estava a constituir perigo para a navegação. Após inspecção, da mesma, nas instalações da Guardia Civil, constatou-se que transportava no seu interior 120 kg de haxixe. A 24 de Agosto foi interceptada uma embarcação, na área de Castel Ferro, que transportava 38 homens e quatro mulheres, recolhidos pelo Salvamento Marítimo (Espanha). (GNR)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Mensagens consideradas difamatórias ou que não se coadunem com os objectivos do blogue Defesa Nacional serão removidas.